A TEORIA DA COMPLEXIDADE E A CRISE DE PARADÍGIMAS EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES E SÍNTESES
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Os pressupostos destas discussões são de que a sociedade moderna (ou pós-moderna) tem sofrido uma série intensa e efêmera de mudanças ontológicas, deontológicas, estruturais e conjunturais, que tem exigido da escola e da educação como um todo, uma mudança de suas bases epistemológicas, de postura de sua formação e de suas inter-relações sociais. O debate proposto situa-se dentro das discussões do Grupo de Pesquisa da Rede Internacional de Escolas Criativas do Tocantins – RIEC/TO, vinculado à Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Palmas, à luz da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade. Os processos educacionais tradicionais e positivistas já não conseguem na atualidade, alcançar um processo de formação eficaz, dada a complexidade da formação dos sujeitos. E a escola, imersa neste movimento, (parece) não encontrar mecanismos estratégicos e pedagógicos para conduzir estas discussões. 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