A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46167 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 4096 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL" "resumo" => "Este trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: Quais as concepções que os professores da EJA têm sobre Educação Sexual e como é trabalhada essa temática em sala de aula? Para tentarmos responder a essas questões, foi aplicada a Sequência Didática Interativa (SDI) com professores da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola da rede municipal de São João – PE. O referido trabalho teve como objetivo geral compreender a concepções prévias dos professores da EJA sobre o conceito de Educação Sexual e a forma como eles trabalham este conceito em sala de aula. Como resultado deste estudo pode-se diagnosticar que os professores sentem uma imensa dificuldade ao trabalhar Educação Sexual em sala de aula da EJA, devido a falta de formação/capacitação dos mesmos, bem como a falta de seriedade dos próprios alunos, que por muitas vezes acabam não aceitando trabalhar essa temática na sala de aula, usando a idade e contexto social como principais justificativas. Por fim, ressaltamos o quão fundamental é a formação inicial e continuada dos professores dentro e fora do contexto escolar, pois possibilita ao professor um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, pois diante de uma sala de Educação de Jovens e Adultos, o educador necessita ter segurança e domínio do tema, pois esses alunos chegam ao cenário escolar com uma visão de mundo própria e ao saber lidar com essas questões esse profissional de educação preparará sujeitos conscientes de suas ações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO SEXUAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI) E FORMAÇÃO DE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID4096_03092018151517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA FABRICIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericafabricia-fb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46167 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 4096 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL" "resumo" => "Este trabalho partiu do seguinte problema de pesquisa: Quais as concepções que os professores da EJA têm sobre Educação Sexual e como é trabalhada essa temática em sala de aula? Para tentarmos responder a essas questões, foi aplicada a Sequência Didática Interativa (SDI) com professores da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola da rede municipal de São João – PE. O referido trabalho teve como objetivo geral compreender a concepções prévias dos professores da EJA sobre o conceito de Educação Sexual e a forma como eles trabalham este conceito em sala de aula. Como resultado deste estudo pode-se diagnosticar que os professores sentem uma imensa dificuldade ao trabalhar Educação Sexual em sala de aula da EJA, devido a falta de formação/capacitação dos mesmos, bem como a falta de seriedade dos próprios alunos, que por muitas vezes acabam não aceitando trabalhar essa temática na sala de aula, usando a idade e contexto social como principais justificativas. Por fim, ressaltamos o quão fundamental é a formação inicial e continuada dos professores dentro e fora do contexto escolar, pois possibilita ao professor um contato maior com essa temática e o saber lidar com os empasses em sala de aula, pois diante de uma sala de Educação de Jovens e Adultos, o educador necessita ter segurança e domínio do tema, pois esses alunos chegam ao cenário escolar com uma visão de mundo própria e ao saber lidar com essas questões esse profissional de educação preparará sujeitos conscientes de suas ações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO SEXUAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI) E FORMAÇÃO DE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID4096_03092018151517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA FABRICIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericafabricia-fb@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }