ADOLESCER NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46236 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2665 "inscrito_id" => 9164 "titulo" => "ADOLESCER NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS" "resumo" => "Introdução: o projeto é composto do ensino de competências psicossociais, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano adolescente. Tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção/promoção da saúde no C.A. João XXIII, com foco em habilidades psicossociais positivas na adolescência, com alunos do Ensino Fundamental II. Metodologia: revisão de literatura, intervenções em sala de aula, em parceria com professores do segmento. Os encontros/habilidades são desenvolvidos a partir de temáticas eleitas pelos adolescentes, articuladas com suas vivências. São feitas discussões reflexivas por meio de técnicas disparadoras (dinâmicas de grupos, filmes, músicas, dramatizações, jogos, visitas a outras instituições/espaços, desafios, atividades em pequenos grupos, entre outras). A avaliação é processual, sendo realizada através de diário de campo e grupos focais com professores. Resultados: o programa é desenvolvido desde o início de 2017, no decorrer desse ano se trabalhou todas as habilidades por turma e as avaliações são através de feedbacks dos alunos/professores, que avaliaram como positivos os encontros por serem espaços mediadores de falas e de negociação de conflitos/questões importantes. O projeto foi reformulado em 2018, em módulos semestrais, dividindo-as por ano escolar, com início nos 6º anos e finalização nos 9º anos, ficando distribuídas da seguinte forma: habilidades Emocionais (6º anos); habilidades Sociais (7º anos); habilidades Cognitivas (8º anos); Projetualidade (9º anos). Nessa nova etapa será introduzida a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes em dois momentos distintos (6º e 9° anos), passando a ter também uma avaliação quantitativa das intervenções." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ADOLESCENCIA, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID9164_10092018153536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE APARECIDA NETO DIAS VILLELA" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "villelarosimeire@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46236 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2665 "inscrito_id" => 9164 "titulo" => "ADOLESCER NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS" "resumo" => "Introdução: o projeto é composto do ensino de competências psicossociais, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano adolescente. Tem por objetivo desenvolver uma cultura de prevenção/promoção da saúde no C.A. João XXIII, com foco em habilidades psicossociais positivas na adolescência, com alunos do Ensino Fundamental II. Metodologia: revisão de literatura, intervenções em sala de aula, em parceria com professores do segmento. Os encontros/habilidades são desenvolvidos a partir de temáticas eleitas pelos adolescentes, articuladas com suas vivências. São feitas discussões reflexivas por meio de técnicas disparadoras (dinâmicas de grupos, filmes, músicas, dramatizações, jogos, visitas a outras instituições/espaços, desafios, atividades em pequenos grupos, entre outras). A avaliação é processual, sendo realizada através de diário de campo e grupos focais com professores. Resultados: o programa é desenvolvido desde o início de 2017, no decorrer desse ano se trabalhou todas as habilidades por turma e as avaliações são através de feedbacks dos alunos/professores, que avaliaram como positivos os encontros por serem espaços mediadores de falas e de negociação de conflitos/questões importantes. O projeto foi reformulado em 2018, em módulos semestrais, dividindo-as por ano escolar, com início nos 6º anos e finalização nos 9º anos, ficando distribuídas da seguinte forma: habilidades Emocionais (6º anos); habilidades Sociais (7º anos); habilidades Cognitivas (8º anos); Projetualidade (9º anos). Nessa nova etapa será introduzida a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes em dois momentos distintos (6º e 9° anos), passando a ter também uma avaliação quantitativa das intervenções." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ADOLESCENCIA, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID9164_10092018153536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE APARECIDA NETO DIAS VILLELA" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "villelarosimeire@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }