ANÁLISE DE ATIVIDADES AVALIATIVAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: PRODUTO, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46304 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2219 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "ANÁLISE DE ATIVIDADES AVALIATIVAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: PRODUTO, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO" "resumo" => "As atividades planejadas para serem realizadas em um curso a distância devem ser pensadas não apenas como instrumento avaliativo, mas como ferramenta de interação e de motivação para aprender conteúdos e aplicá-los em sua prática. Para tanto, objetivou-se analisar as atividades solicitadas ao longo de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas à distância, de uma universidade do estado do Ceará, em funcionamento no polo de Aracoiaba/CE, quanto aos produtos solicitados nas atividades, tipo de comunicação, tipo de interação e categoria do produto. A metodologia adotada foi a do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, das atividades realizadas por alunos entre 2012 e 2016. Para tanto, foram analisadas 171 atividades distribuídas ao longo das 39 disciplinas. As produções textuais foram as atividades mais solicitadas; quanto ao tipo de comunicação, destacaram-se as ferramentas assíncronas, com 94,15%; quanto a interação, destacou-se a individual, com 76,03% e, quanto a categoria do produto, destaque para as atividades teóricas, com 80,12%. Nesta perspectiva, pode-se concluir que dentre os princípios da modalidade a distância, o mais contemplado nesta análise foi a autonomia e isto permite que o aluno reflita sobre as várias dimensões que o professor deve conhecer para atuar em sua prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ATIVIDADES, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID111_09092018224547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO JÚNIOR" "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46304 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2219 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "ANÁLISE DE ATIVIDADES AVALIATIVAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: PRODUTO, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO" "resumo" => "As atividades planejadas para serem realizadas em um curso a distância devem ser pensadas não apenas como instrumento avaliativo, mas como ferramenta de interação e de motivação para aprender conteúdos e aplicá-los em sua prática. Para tanto, objetivou-se analisar as atividades solicitadas ao longo de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas à distância, de uma universidade do estado do Ceará, em funcionamento no polo de Aracoiaba/CE, quanto aos produtos solicitados nas atividades, tipo de comunicação, tipo de interação e categoria do produto. A metodologia adotada foi a do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, das atividades realizadas por alunos entre 2012 e 2016. Para tanto, foram analisadas 171 atividades distribuídas ao longo das 39 disciplinas. As produções textuais foram as atividades mais solicitadas; quanto ao tipo de comunicação, destacaram-se as ferramentas assíncronas, com 94,15%; quanto a interação, destacou-se a individual, com 76,03% e, quanto a categoria do produto, destaque para as atividades teóricas, com 80,12%. Nesta perspectiva, pode-se concluir que dentre os princípios da modalidade a distância, o mais contemplado nesta análise foi a autonomia e isto permite que o aluno reflita sobre as várias dimensões que o professor deve conhecer para atuar em sua prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ATIVIDADES, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID111_09092018224547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO JÚNIOR" "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }