APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS APLICATIVOS DE BIOLOGIA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46382 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1738 "inscrito_id" => 5100 "titulo" => "APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS APLICATIVOS DE BIOLOGIA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS" "resumo" => "As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo cada vez mais sendo utilizadas e aplicadas no processo de ensino. Dentre a temática, destaca-se a Aprendizagem Móvel “Mobile Learning”, a qual consiste no uso e aplicação de smartphones nas aulas, como um recurso no ensino e na aprendizagem de conteúdos. Nesse contexto buscou-se fazer um levantamento dos aplicativos em dispositivos móveis voltados para o ensino de Biologia. A realização deste trabalho possibilitou identificar a existência de 20 aplicativos no sistema operacional Android voltados para o ensino de Biologia. Foi possível identificar 19 áreas de conhecimento, em maior destaque a Citologia, a Genética e a Zoologia, temas considerados de difícil ensino e aprendizagem por abordarem conteúdos abstratos e/ou abordagens voltadas à memorização de termos de forma descontextualizada do cotidiano discente. Quanto ao tipo de conteúdo, a maioria dos aplicativos apresentou textos e ilustrações, algo que é comumente encontrado nos livros didáticos, assim sendo necessário um maior investimento em outros tipos de conteúdo, como animações/ simulações, vídeos etc. Considerando incipiente a produção de trabalhos nesta linha acreditamos que estudos futuros deverão ser feitos para análise das potencialidades e limitações do uso de dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem de Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, ENSINO DE BIOLOGIA, APLICATIVOS MÓVEIS, SMARTPHONES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5100_08092018130422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA MARIANA VASCO DE GÓZ" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA VASCO" "autor_email" => "pmvg26@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46382 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1738 "inscrito_id" => 5100 "titulo" => "APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS APLICATIVOS DE BIOLOGIA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS" "resumo" => "As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo cada vez mais sendo utilizadas e aplicadas no processo de ensino. Dentre a temática, destaca-se a Aprendizagem Móvel “Mobile Learning”, a qual consiste no uso e aplicação de smartphones nas aulas, como um recurso no ensino e na aprendizagem de conteúdos. Nesse contexto buscou-se fazer um levantamento dos aplicativos em dispositivos móveis voltados para o ensino de Biologia. A realização deste trabalho possibilitou identificar a existência de 20 aplicativos no sistema operacional Android voltados para o ensino de Biologia. Foi possível identificar 19 áreas de conhecimento, em maior destaque a Citologia, a Genética e a Zoologia, temas considerados de difícil ensino e aprendizagem por abordarem conteúdos abstratos e/ou abordagens voltadas à memorização de termos de forma descontextualizada do cotidiano discente. Quanto ao tipo de conteúdo, a maioria dos aplicativos apresentou textos e ilustrações, algo que é comumente encontrado nos livros didáticos, assim sendo necessário um maior investimento em outros tipos de conteúdo, como animações/ simulações, vídeos etc. Considerando incipiente a produção de trabalhos nesta linha acreditamos que estudos futuros deverão ser feitos para análise das potencialidades e limitações do uso de dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem de Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MÓVEL, ENSINO DE BIOLOGIA, APLICATIVOS MÓVEIS, SMARTPHONES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID5100_08092018130422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA MARIANA VASCO DE GÓZ" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA VASCO" "autor_email" => "pmvg26@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }