AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46445 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3623 "inscrito_id" => 11095 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA." "resumo" => "O Programa de Educação Tutorial (PET) busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Assim, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o impacto das atividades pedagógicas de intervenção/mediação desenvolvidas pelo Grupo PET Química, que têm atualmente doze alunos bolsistas, e quatro não bolsistas do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca (AL). Isso vem fundamentar a necessidade do futuro professor em se preocupar com uma nova metodologia, adquirindo uma nova postura, de mediador, levando a concepção ao aluno de perceber que ele pode mudar e se transformar em sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. É importante salientar que os processos formativos, ultrapassem a formação meramente acadêmica, a exemplo disso podemos citar o PET, que vem trazendo resultados satisfatórios no que se refere à formação destes discentes do curso de Química. A pesquisa foi de forma narrativa, no campo educacional, usando cartas como instrumento, que teve como tema “Elabore um texto narrativo discutindo a importância do PET na sua vida acadêmica, e as possíveis contribuições no seu futuro”. Então foi pedido aos petianos a elaboração de um texto, com caráter narrativo e reflexivo, sendo informada a intencionalidade da pesquisa. Com a posse dessas cartas, reuniríamos as informações e reorganização das ações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID11095_16092018152214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEILA DA SILVA PASCHOAL" "autor_nome_curto" => "NEILA PASCHOAL" "autor_email" => "neilapaschoal@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46445 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3623 "inscrito_id" => 11095 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA." "resumo" => "O Programa de Educação Tutorial (PET) busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Assim, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o impacto das atividades pedagógicas de intervenção/mediação desenvolvidas pelo Grupo PET Química, que têm atualmente doze alunos bolsistas, e quatro não bolsistas do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca (AL). Isso vem fundamentar a necessidade do futuro professor em se preocupar com uma nova metodologia, adquirindo uma nova postura, de mediador, levando a concepção ao aluno de perceber que ele pode mudar e se transformar em sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. É importante salientar que os processos formativos, ultrapassem a formação meramente acadêmica, a exemplo disso podemos citar o PET, que vem trazendo resultados satisfatórios no que se refere à formação destes discentes do curso de Química. A pesquisa foi de forma narrativa, no campo educacional, usando cartas como instrumento, que teve como tema “Elabore um texto narrativo discutindo a importância do PET na sua vida acadêmica, e as possíveis contribuições no seu futuro”. Então foi pedido aos petianos a elaboração de um texto, com caráter narrativo e reflexivo, sendo informada a intencionalidade da pesquisa. Com a posse dessas cartas, reuniríamos as informações e reorganização das ações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID11095_16092018152214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEILA DA SILVA PASCHOAL" "autor_nome_curto" => "NEILA PASCHOAL" "autor_email" => "neilapaschoal@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }