Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDOS, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
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A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada e os resultados apontam para a importância da Educação Emocional enquanto campo que pode contribuir para romper barreiras e promover a inclusão de fato e de direito dos alunos surdos. Através da Educação Emocional professores e alunos podem criar um ambiente harmônico e propício para que ocorra a aprendizagem de forma correta, alunos surdos e ouvintes de posse dos mesmos direitos de aprendizagem e sendo respeitados em suas singularidades.A educação de surdos passou por diversas mudanças ao longo dos anos, tempos de negação, busca pela normalização, exclusão da sala de aula, não reconhecimento da" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação de surdos passou por diversas mudanças ao longo dos anos, tempos de negação, busca pela normalização, exclusão da sala de aula, não reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - Libras, dentre outras coisas. Na atualidade existem diversas políticas que visam a inclusão efetiva dos alunos surdos nas salas de aula do ensino regular, juntamente com o direito ao Atendimento Educacional Especializado – AEE, no entanto, ainda estamos a passos largos do surdo/a está realmente inserido em sala de aula. A maioria dos professores regentes ainda não possuem o conhecimento e/ou domínio da Libras para se comunicar com o aluno surdo, falta adaptações metodológicas em suas aulas e o reconhecimento do aluno surdo como sendo de sua responsabilidade e não do intérprete. A pesquisa aborda a visão das professoras do AEE que acompanham dois alunos surdos em uma escola do município de João Pessoa/PB, sobre o processo de aprendizagem, comunicação e socialização desses alunos com seus professores e colegas de sala de aula. A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada e os resultados apontam para a importância da Educação Emocional enquanto campo que pode contribuir para romper barreiras e promover a inclusão de fato e de direito dos alunos surdos. Através da Educação Emocional professores e alunos podem criar um ambiente harmônico e propício para que ocorra a aprendizagem de forma correta, alunos surdos e ouvintes de posse dos mesmos direitos de aprendizagem e sendo respeitados em suas singularidades.

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