AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46569 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2695 "inscrito_id" => 10375 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA" "resumo" => "A Química compreende a natureza, e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem, no entanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o ensino de Química com alunos do 2° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Aluísio Azevedo, no município de Caxias-MA. Para a coleta dos dados aplicou-se um questionário aos alunos e professor. O questionário destinado foi elaborado com base na relação entre professor e aluno, para que assim fosse possível identificar as dificuldades dos alunos e a metodologia do professor em aula. Os resultados mostram que apesar de haver uma boa relação entre professor-aluno, não existe uma aprendizagem significativa dos alunos. Como de costume estes reclamam da disciplina e a falta de metodologia no ensino da disciplina e com base nos dados constatou-se que 100% dos alunos gostaram das práticas executadas, afirmando se ter melhor compreensão dos conteúdos de Química, isso prova que se o professor abordasse de forma atrativa e clara, melhor seria a aprendizagem da tão temida química. Diante da realidade presenciada foi possível constatar que os alunos veem a experimentação como subsídio nas aulas de química, onde esta será melhor apresentada, contribuindo assim para a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina. Tratando-se do uso do livro didático pode-se verificar que em grande parte os professores ainda apresentam o conteúdo de forma fragmentada, sem um contexto que favorece a aprendizagem mecânica, o mesmo não apresenta atividades práticas fáceis que possam ser realizadas fora da sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, ATIVIDADE PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10375_10092018160732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANIELA SOUSA" "autor_email" => "daniela.sousa@acad.ifma.e" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46569 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2695 "inscrito_id" => 10375 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA" "resumo" => "A Química compreende a natureza, e os experimentos propiciam ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem, no entanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o ensino de Química com alunos do 2° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Aluísio Azevedo, no município de Caxias-MA. Para a coleta dos dados aplicou-se um questionário aos alunos e professor. O questionário destinado foi elaborado com base na relação entre professor e aluno, para que assim fosse possível identificar as dificuldades dos alunos e a metodologia do professor em aula. Os resultados mostram que apesar de haver uma boa relação entre professor-aluno, não existe uma aprendizagem significativa dos alunos. Como de costume estes reclamam da disciplina e a falta de metodologia no ensino da disciplina e com base nos dados constatou-se que 100% dos alunos gostaram das práticas executadas, afirmando se ter melhor compreensão dos conteúdos de Química, isso prova que se o professor abordasse de forma atrativa e clara, melhor seria a aprendizagem da tão temida química. Diante da realidade presenciada foi possível constatar que os alunos veem a experimentação como subsídio nas aulas de química, onde esta será melhor apresentada, contribuindo assim para a melhoria do ensino e aprendizagem da disciplina. Tratando-se do uso do livro didático pode-se verificar que em grande parte os professores ainda apresentam o conteúdo de forma fragmentada, sem um contexto que favorece a aprendizagem mecânica, o mesmo não apresenta atividades práticas fáceis que possam ser realizadas fora da sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, ATIVIDADE PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID10375_10092018160732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANIELA SOUSA" "autor_email" => "daniela.sousa@acad.ifma.e" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }