AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME NO ESTADO DE PERNAMBUCO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46581 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1329 "inscrito_id" => 9136 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME NO ESTADO DE PERNAMBUCO" "resumo" => """ A anemia falciforme (AF) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um\r\n problema global de saúde pública e dentre as doenças hereditárias é a mais comum no Brasil. Em\r\n Pernambuco, a alta incidência é de um para cada 1.400 nascidos-vivos. O objetivo deste trabalho foi\r\n investigar o desempenho das funções executivas (FE) em crianças escolares com AF atendidas pelo\r\n HEMOPE, pois são habilidades relacionadas ao ritmo e à qualidade da aprendizagem. Este estudo\r\n originou-se de projeto de pesquisa aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa da UFPE (Parecer:\r\n 1.435.511) e do HEMOPE (Parecer: 1.578.277). A amostra foi distribuída em 134 participantes, na\r\n faixa etária de 6-11 anos, divididos entre grupos clínico e controle. Observou-se diferença significativa\r\n no grupo clínico, com índices abaixo do esperado para a idade, na faixa etária de 6-7 anos nas funções\r\n executivas, com maior quantidade de erros no FDT-Teste dos Cinco Dígitos, entre as etapas Escolha e\r\n Alternância (p<0,01) e na atividade Dígitos - Ordem Inversa (p<0,02). Para a faixa etária de 8-9 anos,\r\n os resultados mostraram diferença para o teste FDT (p<0,05) na etapa Contagem, referente ao tempo\r\n de execução. Já para a faixa etária de 10-11 anos, observou-se diferença estatística para os testes\r\n Trilhas - Parte B (p<0,01) e Dígitos - Ordem Inversa (p< 0,04). Os resultados indicam possíveis\r\n limitações para as funções executivas no decorrer do desenvolvimento. Estas investigações auxiliam\r\n na elaboração de políticas públicas e difusão científica com grupos pouco investigados no País, nas\r\n áreas de Educação e Psicologia Cognitiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "ANEMIA FALCIFORME, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS, FUNÇÕES EXECUTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID9136_04092018185147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA GAIA RIBEIRO DIAS" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA RIBEIRO" "autor_email" => "janainagrd.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46581 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1329 "inscrito_id" => 9136 "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME NO ESTADO DE PERNAMBUCO" "resumo" => """ A anemia falciforme (AF) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um\r\n problema global de saúde pública e dentre as doenças hereditárias é a mais comum no Brasil. Em\r\n Pernambuco, a alta incidência é de um para cada 1.400 nascidos-vivos. O objetivo deste trabalho foi\r\n investigar o desempenho das funções executivas (FE) em crianças escolares com AF atendidas pelo\r\n HEMOPE, pois são habilidades relacionadas ao ritmo e à qualidade da aprendizagem. Este estudo\r\n originou-se de projeto de pesquisa aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa da UFPE (Parecer:\r\n 1.435.511) e do HEMOPE (Parecer: 1.578.277). A amostra foi distribuída em 134 participantes, na\r\n faixa etária de 6-11 anos, divididos entre grupos clínico e controle. Observou-se diferença significativa\r\n no grupo clínico, com índices abaixo do esperado para a idade, na faixa etária de 6-7 anos nas funções\r\n executivas, com maior quantidade de erros no FDT-Teste dos Cinco Dígitos, entre as etapas Escolha e\r\n Alternância (p<0,01) e na atividade Dígitos - Ordem Inversa (p<0,02). Para a faixa etária de 8-9 anos,\r\n os resultados mostraram diferença para o teste FDT (p<0,05) na etapa Contagem, referente ao tempo\r\n de execução. Já para a faixa etária de 10-11 anos, observou-se diferença estatística para os testes\r\n Trilhas - Parte B (p<0,01) e Dígitos - Ordem Inversa (p< 0,04). Os resultados indicam possíveis\r\n limitações para as funções executivas no decorrer do desenvolvimento. Estas investigações auxiliam\r\n na elaboração de políticas públicas e difusão científica com grupos pouco investigados no País, nas\r\n áreas de Educação e Psicologia Cognitiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "ANEMIA FALCIFORME, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS, FUNÇÕES EXECUTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID9136_04092018185147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA GAIA RIBEIRO DIAS" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA RIBEIRO" "autor_email" => "janainagrd.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }