AVALIAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA FRENTE ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46592 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3817 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA FRENTE ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA" "resumo" => "Para um licenciando, o estágio supervisionado configura-se como o momento em que ele atuará em uma sala de aula desenvolvendo suas habilidades práticas para a docência, como também, a oportunidade de inter-relacionar teoria e prática no âmbito escolar. Neste contexto, o planejamento de atividades é um ponto primordial antes de adentrar em uma sala de aula e a supervisão de professores, tanto da componente curricular do estágio supervisionado na universidade, quanto da disciplina na escola da Educação Básica, constitui ação imprescindível para estabelecer um elo entre a escola, a universidade e o estagiário. Para tal, ele precisa receber orientações quanto ao desenvolvimento de suas práticas docentes e de vivências em sala, visto que contribuirá significativamente para a construção de sua identidade docente. Tendo em vista estes aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar como um grupo de graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba (PB) avaliam as ações vivenciadas nos estágios supervisionados. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, também enquadrada como um estudo de caso. Neste contexto, foi aplicado um questionário contendo 6 questões voltadas a esta temática, a fim de discutir os impasses existentes no estágio supervisionado em Química. Verificou-se com os dados, que o estágio supervisionado é considerado ponto primordial para a formação docente dos sujeitos, porém eles ressaltam alguns pontos que precisam melhorar consideravelmente: a supervisão por parte dos professores das duas instituições (escola e universidade), sendo necessário que ocorra uma orientação didático-pedagógico para o planejamento de ações e acompanhamento quanto as atividades desenvolvidas no âmbito da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESCOLA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID261_17092018093822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA" "autor_email" => "phln_@live.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46592 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3817 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA FRENTE ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA" "resumo" => "Para um licenciando, o estágio supervisionado configura-se como o momento em que ele atuará em uma sala de aula desenvolvendo suas habilidades práticas para a docência, como também, a oportunidade de inter-relacionar teoria e prática no âmbito escolar. Neste contexto, o planejamento de atividades é um ponto primordial antes de adentrar em uma sala de aula e a supervisão de professores, tanto da componente curricular do estágio supervisionado na universidade, quanto da disciplina na escola da Educação Básica, constitui ação imprescindível para estabelecer um elo entre a escola, a universidade e o estagiário. Para tal, ele precisa receber orientações quanto ao desenvolvimento de suas práticas docentes e de vivências em sala, visto que contribuirá significativamente para a construção de sua identidade docente. Tendo em vista estes aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar como um grupo de graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba (PB) avaliam as ações vivenciadas nos estágios supervisionados. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, também enquadrada como um estudo de caso. Neste contexto, foi aplicado um questionário contendo 6 questões voltadas a esta temática, a fim de discutir os impasses existentes no estágio supervisionado em Química. Verificou-se com os dados, que o estágio supervisionado é considerado ponto primordial para a formação docente dos sujeitos, porém eles ressaltam alguns pontos que precisam melhorar consideravelmente: a supervisão por parte dos professores das duas instituições (escola e universidade), sendo necessário que ocorra uma orientação didático-pedagógico para o planejamento de ações e acompanhamento quanto as atividades desenvolvidas no âmbito da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ESCOLA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID261_17092018093822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA" "autor_email" => "phln_@live.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }