AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE GEOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA ANÁLISE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46593 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3446 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE GEOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA ANÁLISE" "resumo" => "Delimitou-se o estudo desta pesquisa em analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º anos das escolas municipais de Maceió-AL obtidos no ano de 2017 com as escolas. Considerando que a escola é o lugar primordial para se ter acesso as diversas áreas de conhecimento, um locus onde se encontra as diferentes culturas e vivencias, tendo por obrigação, fornece meios para que os alunos conheçam e compreendam que a história da Terra procedeu a história humana contribuindo para sua evolução e desenvolvimento. Como objetivos buscou: 1- Explanar sobre a importância e a necessidade da avaliação do livro didático; 2- Refletir sobre a colaboração do ensino de Geologia na formação do aluno; 3-Averiguar a presença ou ausência de conhecimento da Geologia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano. Verificando a partir dos conceitos, aspectos e representações visuais a qualidade e contextualização das informações em propor uma compressão clara e concisa sobre o tema. Ao final desta pesquisa constatou lacunas em relação ao conteúdo de Geologia nos livros, devido à ausência de conteúdo, fragmentação das informações e problemas na qualidade gráfica das representações visuais ao representar os elementos abordados nos textos. Com isso, reforça a ideia da importância da avalição dos livros didáticos por parte do PNLD e dos professores ativos na rede de ensino. E a necessidade de continuar contribuindo para valorização e disseminação da Geologia no âmbito escolar na busca de propor uma formação integral do aluno/cidadão, visando o mesmo como agente transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, GEOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1180_14092018154506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILAINE SANTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "josy_hoje@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46593 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3446 "inscrito_id" => 1180 "titulo" => "AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO DE GEOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESTA ANÁLISE" "resumo" => "Delimitou-se o estudo desta pesquisa em analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia em uso nas turmas de 6º anos das escolas municipais de Maceió-AL obtidos no ano de 2017 com as escolas. Considerando que a escola é o lugar primordial para se ter acesso as diversas áreas de conhecimento, um locus onde se encontra as diferentes culturas e vivencias, tendo por obrigação, fornece meios para que os alunos conheçam e compreendam que a história da Terra procedeu a história humana contribuindo para sua evolução e desenvolvimento. Como objetivos buscou: 1- Explanar sobre a importância e a necessidade da avaliação do livro didático; 2- Refletir sobre a colaboração do ensino de Geologia na formação do aluno; 3-Averiguar a presença ou ausência de conhecimento da Geologia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano. Verificando a partir dos conceitos, aspectos e representações visuais a qualidade e contextualização das informações em propor uma compressão clara e concisa sobre o tema. Ao final desta pesquisa constatou lacunas em relação ao conteúdo de Geologia nos livros, devido à ausência de conteúdo, fragmentação das informações e problemas na qualidade gráfica das representações visuais ao representar os elementos abordados nos textos. Com isso, reforça a ideia da importância da avalição dos livros didáticos por parte do PNLD e dos professores ativos na rede de ensino. E a necessidade de continuar contribuindo para valorização e disseminação da Geologia no âmbito escolar na busca de propor uma formação integral do aluno/cidadão, visando o mesmo como agente transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, GEOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1180_14092018154506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILAINE SANTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "josy_hoje@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }