Este trabalho consiste em apresentar um estudo em andamento sobre avaliações externas e suas interferências na avaliação da aprendizagem e na Didática de professores da rede municipal do Rio de Janeiro. Mediante a tantas variáveis no processo avaliativo, o MEC considera apenas uma: o desempenho do aluno. Como se esta, de forma isolada, pudesse dar conta de analisar a educação básica brasileira, desconsiderando assim, a dialética entre os fatores internos e externos à escola. Tendo em vista esse cenário problemático em torno da avaliação externa e suas possíveis interferências é que nos voltamos a investigar como esse processo ocorre. A que ponto as avaliações externas estão interferindo na forma do professor planejar suas aulas e avaliar os alunos durante o processo de ensino? As avaliações externas realmente mostram um retrato da realidade conforme se propõe? E a busca por resultados, até que ponto pode desviar o foco do planejamento desvalorizando o processo de ensino-aprendizagem? É tendo estas questões como base que este trabalho se desenvolverá. A metodologia utilizada para dar conta de tais questões será de cunho qualitativo, envolvendo as estratégias de entrevistas e questionários. Os sujeitos participantes desta pesquisa serão professores da rede municipal do Rio de Janeiro que atuam no primeiro segmento da Educação Básica, especificamente em anos que estejam direcionadas as avaliações externas. Esta pesquisa pretende contribuir para a construção do conhecimento, dentro do recorte pretendido, sobre as avaliações externas e suas consequências tanto para a Didática quanto para a avaliação da aprendizagem.