BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SIGNIFICAÇÕES DA AUTONOMIA DOCENTE NA CONJUNTURA DE IMPLEMENTAÇÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46613 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3276 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SIGNIFICAÇÕES DA AUTONOMIA DOCENTE NA CONJUNTURA DE IMPLEMENTAÇÃO" "resumo" => "As discussões vivenciadas no processo de produção/construção curricular, qual seja, Base Nacional Comum Curricular - BNCC vêm ocorrendo com maior intensificação desde 2015. Nesse sentido, buscamos, no presente artigo, analisar as vozes docentes e suas significações em torno da autonomia na atual conjuntura de implementação. Traçamos um percurso histórico, apontando os principais documentos que referendam a construção de uma base nacional comum, assim como os entraves políticos — movimentos favoráveis e contra. Tendo em vista a homologação, analisamos o documento oficial, articulando-o com as análises críticas dos discursos dos professores participantes da pesquisa, ou seja, como se constitui a autonomia docente no documento oficial e como os professores expressam a autonomia em seu cotidiano. Participaram da pesquisa dez professores, sete da escola EA e três da escola EB. Os resultados revelam resistências, anseios e desencontros. Alguns professores parecem ainda não estarem situados no processo de implementação, outros, parecem rejeitar o que foi estabelecido pelo documento oficial, o que acaba por denunciar a própria vertente (anti)democrática da BNCC, sobretudo, o respeito à autonomia docente, sua participação. No que se refere à compreensão de autonomia docente, a maioria associa à tríade liberdade-independência-flexibilidade nas práticas pedagógicas. Com menor expressividade, a liberdade foi apresentada como algo isolado e sem interferências de outrem. Em outros sentidos, ficou marcado, em alguns discursos, a liberdade sob a ótica das necessidades educacionais da turma, bem como daquelas da comunidade na qual a escola está inserida. Continuaremos nossas análises para compreendermos melhor esse movimento de resistência à BNCC. Embora homologada, defendemos aqui uma base nacional comum que não desvalorize a autonomia docente — Centralizadora e autoritária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AUTONOMIA DOCENTE, CURRÍCULO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID577_12092018152514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAM FELIPE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEAM FELIPE" "autor_email" => "geam_felipe@outlook.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46613 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3276 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SIGNIFICAÇÕES DA AUTONOMIA DOCENTE NA CONJUNTURA DE IMPLEMENTAÇÃO" "resumo" => "As discussões vivenciadas no processo de produção/construção curricular, qual seja, Base Nacional Comum Curricular - BNCC vêm ocorrendo com maior intensificação desde 2015. Nesse sentido, buscamos, no presente artigo, analisar as vozes docentes e suas significações em torno da autonomia na atual conjuntura de implementação. Traçamos um percurso histórico, apontando os principais documentos que referendam a construção de uma base nacional comum, assim como os entraves políticos — movimentos favoráveis e contra. Tendo em vista a homologação, analisamos o documento oficial, articulando-o com as análises críticas dos discursos dos professores participantes da pesquisa, ou seja, como se constitui a autonomia docente no documento oficial e como os professores expressam a autonomia em seu cotidiano. Participaram da pesquisa dez professores, sete da escola EA e três da escola EB. Os resultados revelam resistências, anseios e desencontros. Alguns professores parecem ainda não estarem situados no processo de implementação, outros, parecem rejeitar o que foi estabelecido pelo documento oficial, o que acaba por denunciar a própria vertente (anti)democrática da BNCC, sobretudo, o respeito à autonomia docente, sua participação. No que se refere à compreensão de autonomia docente, a maioria associa à tríade liberdade-independência-flexibilidade nas práticas pedagógicas. Com menor expressividade, a liberdade foi apresentada como algo isolado e sem interferências de outrem. Em outros sentidos, ficou marcado, em alguns discursos, a liberdade sob a ótica das necessidades educacionais da turma, bem como daquelas da comunidade na qual a escola está inserida. Continuaremos nossas análises para compreendermos melhor esse movimento de resistência à BNCC. Embora homologada, defendemos aqui uma base nacional comum que não desvalorize a autonomia docente — Centralizadora e autoritária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "AUTONOMIA DOCENTE, CURRÍCULO, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID577_12092018152514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAM FELIPE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEAM FELIPE" "autor_email" => "geam_felipe@outlook.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }