DINIZ, José Paulo Costa. Behariorismo x humanismo na aprendizagem educativa. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46617>. Acesso em: 22/11/2024 08:14
RESUMO: O presente artigo propõe-se a distinguir a as escolas da aprendizagem behaviorista e humanista na concepção educativa. Para isto acreditamos que a aprendizagem é diferenciada na escola humanista e behaviorista, em que pela concepção humanista a aprendizagem é através da liberdade, porém não sendo uma liberdade sem limites que leve o aluno ao individualismo e a uma aprendizagem insuficiente, já a escola behaviorista a aprendizagem é através do condicionamento, onde é a resposta ao estimulo, sendo que a liberdade é um mito, pois nessa escola o aluno sempre depende do professor no processo de aprendizagem. Nosso objetivo é distinguir as escolas da aprendizagem (Behaviorista e Humanista) de acordo com as características formadoras de cada uma das mesmas numa concepção educacional. Ressaltando que a metodologia foi bibliográfica de caráter documental, fundamentamos nossa pesquisa em Jorge La Rosa, Ana Mercês Bahia Bock et al. , José Tavares e Isabel Alarcão.