BIOÉTICA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46625 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1687 "inscrito_id" => 2542 "titulo" => "BIOÉTICA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Tendo em vista que discussões tratadas pela bioética são pertinentes à vida humana na contemporaneidade, torna-se importante trabalhá-las em sala de aula, principalmente, no ensino médio, onde os alunos estão numa fase de amadurecimento, mais aptos para reflexão crítica. Objetivou-se nesta pesquisa qualitativa, investigar a ocorrência das discussões sobre a bioética nas escolas públicas de ensino médio no município de Caxias- MA, indicando os espaços que a bioética ocupa na educação básica caxiense através do conhecimento dos alunos a respeitos desse tema. O estudo ocorreu em sete escolas; através deste, observou-se que existem muitas temáticas importantes que são desconhecidas pelos alunos, até mesmo o termo bioética é desconhecido por boa partes dos estudantes; os debates acerca dessas temáticas em sala de aula visando o desenvolvimento crítico-reflexivo ainda não é uma realidade, mas grande maioria reconhecem que a abordagem desta temática em sala de aula é de suma importância. Este estudo esclareceu questionamentos pertinentes visando uma educação mais reflexiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DISCUSSÕES, DEBATES, CRÍTICO-REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID2542_08092018000251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSON CARLOS AVELINO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALISSON AVELINO" "autor_email" => "acavesan@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46625 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1687 "inscrito_id" => 2542 "titulo" => "BIOÉTICA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Tendo em vista que discussões tratadas pela bioética são pertinentes à vida humana na contemporaneidade, torna-se importante trabalhá-las em sala de aula, principalmente, no ensino médio, onde os alunos estão numa fase de amadurecimento, mais aptos para reflexão crítica. Objetivou-se nesta pesquisa qualitativa, investigar a ocorrência das discussões sobre a bioética nas escolas públicas de ensino médio no município de Caxias- MA, indicando os espaços que a bioética ocupa na educação básica caxiense através do conhecimento dos alunos a respeitos desse tema. O estudo ocorreu em sete escolas; através deste, observou-se que existem muitas temáticas importantes que são desconhecidas pelos alunos, até mesmo o termo bioética é desconhecido por boa partes dos estudantes; os debates acerca dessas temáticas em sala de aula visando o desenvolvimento crítico-reflexivo ainda não é uma realidade, mas grande maioria reconhecem que a abordagem desta temática em sala de aula é de suma importância. Este estudo esclareceu questionamentos pertinentes visando uma educação mais reflexiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DISCUSSÕES, DEBATES, CRÍTICO-REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA11_ID2542_08092018000251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSON CARLOS AVELINO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALISSON AVELINO" "autor_email" => "acavesan@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }