BRINCANDO COM ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA LÚDICA
APLICADA A TURMA DE 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46644 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1832 "inscrito_id" => 4556 "titulo" => """ BRINCANDO COM ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA LÚDICA\r\n APLICADA A TURMA DE 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II. """ "resumo" => """ O filo artrópode é composto por uma enorme diversidade de espécies, devido sua grande\r\n capacidade adaptativa em ocupar os mais variados nichos ecológicos. Esta abundância\r\n proporciona ao grupo o desempenho de inúmeras funções ecológicas primordiais para a\r\n manutenção de ecossistemas. Bem como, confere a estes uma grande heterogeneidade\r\n morfológica, com formas e funções variadas. A complexidade evidenciada nos artrópodes acarreta\r\n dificuldades para o docente em introduzir esses conteúdos de maneira significativa e eficiente em sala\r\n de aula. O presente trabalho objetivo buscar superar as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar\r\n referente à temática artrópode, e fortalecer o papel fundamental das atividades lúdicas como\r\n facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicada uma sequência didática com\r\n elementos lúdicos para facilitar o entendimento por parte dos alunos. As ações foram desenvolvidas na\r\n Escola Estadual José Fernandes Machado, com a turma de 7º ano do ensino fundamental II, composta\r\n por 25 alunos. A sequência didática envolveu: planejamento da aula, aula expositiva dialogada,\r\n exposição de vídeo documentário, amostra de animais em resina e atividade lúdica. Como resultado\r\n observou-se diferentes concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos artrópodes,\r\n constatamos também por intermédio da aplicação do jogo lúdico que os alunos demonstraram um\r\n excelente desempenho e interesse em colaborar com a execução da atividade, visto que, a maioria dos\r\n estudantes conseguiram classificar as espécies contidas no jogo. Mediante esta ação concluiu-se que os\r\n alunos apresentaram diferentes percepções sobre o filo artrópode, tendo como verdade algumas\r\n informações oriundas dos conhecimentos populares transmitidos pelo meio social, cultural, regional e\r\n familiar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, FILO ARTRÓPODE, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4556_08092018214110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "NAIARA CARVALHO" "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46644 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1832 "inscrito_id" => 4556 "titulo" => """ BRINCANDO COM ARTRÓPODES: UMA PROPOSTA LÚDICA\r\n APLICADA A TURMA DE 7º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL II. """ "resumo" => """ O filo artrópode é composto por uma enorme diversidade de espécies, devido sua grande\r\n capacidade adaptativa em ocupar os mais variados nichos ecológicos. Esta abundância\r\n proporciona ao grupo o desempenho de inúmeras funções ecológicas primordiais para a\r\n manutenção de ecossistemas. Bem como, confere a estes uma grande heterogeneidade\r\n morfológica, com formas e funções variadas. A complexidade evidenciada nos artrópodes acarreta\r\n dificuldades para o docente em introduzir esses conteúdos de maneira significativa e eficiente em sala\r\n de aula. O presente trabalho objetivo buscar superar as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar\r\n referente à temática artrópode, e fortalecer o papel fundamental das atividades lúdicas como\r\n facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, sendo aplicada uma sequência didática com\r\n elementos lúdicos para facilitar o entendimento por parte dos alunos. As ações foram desenvolvidas na\r\n Escola Estadual José Fernandes Machado, com a turma de 7º ano do ensino fundamental II, composta\r\n por 25 alunos. A sequência didática envolveu: planejamento da aula, aula expositiva dialogada,\r\n exposição de vídeo documentário, amostra de animais em resina e atividade lúdica. Como resultado\r\n observou-se diferentes concepções apresentadas pelos estudantes em relação aos artrópodes,\r\n constatamos também por intermédio da aplicação do jogo lúdico que os alunos demonstraram um\r\n excelente desempenho e interesse em colaborar com a execução da atividade, visto que, a maioria dos\r\n estudantes conseguiram classificar as espécies contidas no jogo. Mediante esta ação concluiu-se que os\r\n alunos apresentaram diferentes percepções sobre o filo artrópode, tendo como verdade algumas\r\n informações oriundas dos conhecimentos populares transmitidos pelo meio social, cultural, regional e\r\n familiar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, FILO ARTRÓPODE, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4556_08092018214110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "NAIARA CARVALHO" "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }