BURNOUT E MOTIVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMPROJETO DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃOBÁSICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46654 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3023 "inscrito_id" => 6756 "titulo" => "BURNOUT E MOTIVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMPROJETO DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃOBÁSICA" "resumo" => "O presente artigo busca apresentar um relato de experiência de estágio junto a professores da educação básica tendo como temáticas a Síndrome de Burnout e a motivação na escola. A atividade foi realizada na disciplina de Estágio Supervisionado II, componente curricular do terceiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia-UEPB. A experiência ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental II, localizada em Campina Grande – PB foi sugerido pela direção desta escola uma ação de intervenção por parte das estagiárias para estimular a promoção da importância do papel do professor na escola e na vida, bem como proporcionar o estímulo e motivação para o bom desempenho profissional do professor trazendo assim a boa relação professor-aluno em sala de aula. O Estágio Supervisionado é uma ferramenta imprescindível ao aluno-estagiário em formação e um direito declarado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96 (BRASIL, 1996), que proporciona enxergar de perto as diversas questões que abarcam o universo educacional. Desta forma, convidamos um professor universitário para mediar uma palestra motivacional e mostrar os sintomas da síndrome de Burnout. Após a realização da palestra, no momento aberto às discursões e contribuições, muitos professores, disseram se identificar com as temáticas abordadas e agradeceram pelo momento. Também foi aplicado um questionário de avaliação do evento, com retorno positivo nos comentários respondidos pelos professores, no tocante a conhecerem os sintomas e fatores responsáveis da síndrome de Burnout, como tratá-la e enfrentá-la. Pode-se concluir que a vivência foi positiva para os professores da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "SÍNDROME DE BURNOUT, MOTIVAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID6756_10092018220310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO" "autor_nome_curto" => "ESMÊNIA SOARES BARRETO" "autor_email" => "esmenia11@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46654 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3023 "inscrito_id" => 6756 "titulo" => "BURNOUT E MOTIVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMPROJETO DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃOBÁSICA" "resumo" => "O presente artigo busca apresentar um relato de experiência de estágio junto a professores da educação básica tendo como temáticas a Síndrome de Burnout e a motivação na escola. A atividade foi realizada na disciplina de Estágio Supervisionado II, componente curricular do terceiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia-UEPB. A experiência ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental II, localizada em Campina Grande – PB foi sugerido pela direção desta escola uma ação de intervenção por parte das estagiárias para estimular a promoção da importância do papel do professor na escola e na vida, bem como proporcionar o estímulo e motivação para o bom desempenho profissional do professor trazendo assim a boa relação professor-aluno em sala de aula. O Estágio Supervisionado é uma ferramenta imprescindível ao aluno-estagiário em formação e um direito declarado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96 (BRASIL, 1996), que proporciona enxergar de perto as diversas questões que abarcam o universo educacional. Desta forma, convidamos um professor universitário para mediar uma palestra motivacional e mostrar os sintomas da síndrome de Burnout. Após a realização da palestra, no momento aberto às discursões e contribuições, muitos professores, disseram se identificar com as temáticas abordadas e agradeceram pelo momento. Também foi aplicado um questionário de avaliação do evento, com retorno positivo nos comentários respondidos pelos professores, no tocante a conhecerem os sintomas e fatores responsáveis da síndrome de Burnout, como tratá-la e enfrentá-la. Pode-se concluir que a vivência foi positiva para os professores da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "SÍNDROME DE BURNOUT, MOTIVAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID6756_10092018220310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO" "autor_nome_curto" => "ESMÊNIA SOARES BARRETO" "autor_email" => "esmenia11@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }