CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46692 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2707 "inscrito_id" => 8694 "titulo" => "CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8694_10092018161705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO" "autor_email" => "renatocprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46692 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2707 "inscrito_id" => 8694 "titulo" => "CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS." "resumo" => "Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8694_10092018161705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO" "autor_email" => "renatocprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }