COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA ENTRE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO E CONVÊNCIONAL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46718 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2647 "inscrito_id" => 6482 "titulo" => "COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA ENTRE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO E CONVÊNCIONAL." "resumo" => "Conforme o índice Gini, o Brasil é considerado o décimo país mais desigual do mundo. Essa desigualdade perpassa por diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação. Com isso, sólidas discussões são fomentadas no que diz respeito a encontrar medidas que tenham por objetivo a redução, seja ela imediata ou a longo prazo, dessas desuniformidades no contexto educacional brasileiro. O presente trabalho teve como objetivo comparar o nível de conhecimento da matemática entre um colégio estadual técnico e um colégio estadual da polícia militar. Caracteriza-se em um estudo exploratório-descritivo com delineamento bibliográfico, de abordagem populacional com estudantes de 13 a 17 anos, utilizando um questionário semiestruturado, com amostragem por acessibilidade. O questionário foi composto de cinco questões, duas abertas e três de múltipla escolha, relativas a problemas que envolviam assuntos pertinentes a ementa curricular de matemática do segundo ano do ensino médio. O instrumento de coleta de dados foi aplicado com 130 estudantes, em dois colégios estaduais distintos no período que compreende os meses de agosto a setembro de 2018. Ao termino do estudo, verificou-se que o colégio estadual técnico obteve desempenho muito inferior comparado ao colégio estadual militar, provocando questionamentos sobre a efetividade da grade curricular fragmentada adotada pela modalidade do ensino integrado dessas instituições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA, DESIGUALDADE EDUCACIONAL, CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6482_10092018152522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GOMES SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS G. S. SILVA" "autor_email" => "lucassousaengenharia@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46718 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2647 "inscrito_id" => 6482 "titulo" => "COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA ENTRE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO E CONVÊNCIONAL." "resumo" => "Conforme o índice Gini, o Brasil é considerado o décimo país mais desigual do mundo. Essa desigualdade perpassa por diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação. Com isso, sólidas discussões são fomentadas no que diz respeito a encontrar medidas que tenham por objetivo a redução, seja ela imediata ou a longo prazo, dessas desuniformidades no contexto educacional brasileiro. O presente trabalho teve como objetivo comparar o nível de conhecimento da matemática entre um colégio estadual técnico e um colégio estadual da polícia militar. Caracteriza-se em um estudo exploratório-descritivo com delineamento bibliográfico, de abordagem populacional com estudantes de 13 a 17 anos, utilizando um questionário semiestruturado, com amostragem por acessibilidade. O questionário foi composto de cinco questões, duas abertas e três de múltipla escolha, relativas a problemas que envolviam assuntos pertinentes a ementa curricular de matemática do segundo ano do ensino médio. O instrumento de coleta de dados foi aplicado com 130 estudantes, em dois colégios estaduais distintos no período que compreende os meses de agosto a setembro de 2018. Ao termino do estudo, verificou-se que o colégio estadual técnico obteve desempenho muito inferior comparado ao colégio estadual militar, provocando questionamentos sobre a efetividade da grade curricular fragmentada adotada pela modalidade do ensino integrado dessas instituições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA, DESIGUALDADE EDUCACIONAL, CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6482_10092018152522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GOMES SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS G. S. SILVA" "autor_email" => "lucassousaengenharia@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }