COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUADRO TEMÁTICO E ESTADO DA ARTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46725 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 611 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUADRO TEMÁTICO E ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Busca-se compreender sobre a linguagem matemática e sua influência para a resolução de problemas, a partir da interpretação de enunciados matemáticos, no 5º ano do ensino fundamental I. Para tanto foi proposto e construído dois quadros temáticos: um correspondendo a indicadores relacionados para a resolução de problemas matemáticos e outro trazendo o estado da arte sobre o objeto de estudo. Sendo aplicada a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram organizados e discutidos a partir das técnicas de triangulação e análise de conteúdo, com o aporte do método hermenêutico para assim compreender as afirmativas de cada autor quanto aos indicadores “Linguagem matemática; Intepretação e estruturação de enunciados matemáticos; Formação do professor de matemática e estratégias para educação matemática; Metodologias para Resolução de problemas; e, Resolução de problemas como produção de conhecimento”. Oportunizando reconhecer que se concentra na interpretação de enunciados matemáticos a maior dificuldade para a resolução de problemas. Considera-se que esta realidade tem reflexo positivo ou negativamente mediante a articulações entre a língua portuguesa e a linguagem matemática, a capacidade de ordenação e estruturação dos enunciados, o perfil do professor, e a utilização da resolução de problema como fonte de produção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "LINGUAGEM MATEMÁTICA, INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7701_13082018152335.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEÚS TAVEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEÚS" "autor_email" => "jeust2328@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46725 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 611 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUADRO TEMÁTICO E ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Busca-se compreender sobre a linguagem matemática e sua influência para a resolução de problemas, a partir da interpretação de enunciados matemáticos, no 5º ano do ensino fundamental I. Para tanto foi proposto e construído dois quadros temáticos: um correspondendo a indicadores relacionados para a resolução de problemas matemáticos e outro trazendo o estado da arte sobre o objeto de estudo. Sendo aplicada a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram organizados e discutidos a partir das técnicas de triangulação e análise de conteúdo, com o aporte do método hermenêutico para assim compreender as afirmativas de cada autor quanto aos indicadores “Linguagem matemática; Intepretação e estruturação de enunciados matemáticos; Formação do professor de matemática e estratégias para educação matemática; Metodologias para Resolução de problemas; e, Resolução de problemas como produção de conhecimento”. Oportunizando reconhecer que se concentra na interpretação de enunciados matemáticos a maior dificuldade para a resolução de problemas. Considera-se que esta realidade tem reflexo positivo ou negativamente mediante a articulações entre a língua portuguesa e a linguagem matemática, a capacidade de ordenação e estruturação dos enunciados, o perfil do professor, e a utilização da resolução de problema como fonte de produção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "LINGUAGEM MATEMÁTICA, INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7701_13082018152335.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEÚS TAVEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEÚS" "autor_email" => "jeust2328@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }