CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO
FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES
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Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. 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