CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1980
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46808 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 753 "inscrito_id" => 7681 "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1980" "resumo" => "O presente artigo apresenta algumas considerações sobre as políticas macroeconômicas do sistema neoliberalista propostas pelos órgãos internacionais, que tiveram grandes influências nas reformas educacionais do Brasil, marcadamente a partir dos anos 80, consequência do processo da globalização. O objetivo deste artigo é analisar incialmente a evolução das políticas educacionais para a educação de jovens e adultos, priorizando o balanço da conjuntura atual. A coleta do material deu-se por meio de pesquisa bibliográfica na perspectiva pós-modernista, com uma abordagem humanística, fundamentada em estudos de autores desta linha de pesquisa, de modo bibliográfico, documental com abordagem qualitativa. Como resultados, pontuam-se alguns destaques do projeto do Banco Mundial para os países em desenvolvimentos, e a influência destes projetos na implantação da reforma educacional no mandato de presidente Fernando Henrique Cardoso, que culminou na aprovação da lei n.9.394/1996, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Apresenta-se uma evolução da política específica da educação de jovens e adultos no Brasil, com maior enfoque nos últimos anos. Aborda-se a exitosa experiência do PROEJA, (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), referencial da evolução da educação de jovens e adultos, que vem somar com as mudanças ocorridas nesse novo momento em que as sociedades caminham em busca do conhecimento, fazendo com que a educação seja continuada, presente na da vida de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NEOLIBERALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID7681_20082018183248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA DE JESUS MAIA LIMA" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA DE JESUS MAIA LIMA" "autor_email" => "terezzamaia@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46808 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 753 "inscrito_id" => 7681 "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1980" "resumo" => "O presente artigo apresenta algumas considerações sobre as políticas macroeconômicas do sistema neoliberalista propostas pelos órgãos internacionais, que tiveram grandes influências nas reformas educacionais do Brasil, marcadamente a partir dos anos 80, consequência do processo da globalização. O objetivo deste artigo é analisar incialmente a evolução das políticas educacionais para a educação de jovens e adultos, priorizando o balanço da conjuntura atual. A coleta do material deu-se por meio de pesquisa bibliográfica na perspectiva pós-modernista, com uma abordagem humanística, fundamentada em estudos de autores desta linha de pesquisa, de modo bibliográfico, documental com abordagem qualitativa. Como resultados, pontuam-se alguns destaques do projeto do Banco Mundial para os países em desenvolvimentos, e a influência destes projetos na implantação da reforma educacional no mandato de presidente Fernando Henrique Cardoso, que culminou na aprovação da lei n.9.394/1996, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Apresenta-se uma evolução da política específica da educação de jovens e adultos no Brasil, com maior enfoque nos últimos anos. Aborda-se a exitosa experiência do PROEJA, (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), referencial da evolução da educação de jovens e adultos, que vem somar com as mudanças ocorridas nesse novo momento em que as sociedades caminham em busca do conhecimento, fazendo com que a educação seja continuada, presente na da vida de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NEOLIBERALISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID7681_20082018183248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA DE JESUS MAIA LIMA" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA DE JESUS MAIA LIMA" "autor_email" => "terezzamaia@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }