DESAFIOS E POSSIBILIDADES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46907 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3277 "inscrito_id" => 3713 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A falta de uma política oficial de formação de professores em EJA, coerente e consequente que tenha condições de colocar em prática esta modalidade de educação dentro de princípios pedagógicos realmente adequados a um público bastante específico é uma questão a ser considerada; sempre que desejamos compreender a dificuldade dos alunos da EJA na apropriação e consolidação da alfabetização. Falta aos professores alfabetizadores uma prática pedagógica que seja capaz de autorizar a esses alunos a realização de uma leitura e uma escrita de mundo que realmente digam respeito a uma realidade dinâmica, específica e diferente da perspectiva que rege a ciência moderna. O que observamos é que a formação, inicial e continuada, do professor da EJA não contempla os aspectos teóricos necessários para a formação de um profissional capaz de compreender melhor os sujeitos das culturas orais e torná-los sujeitos da escrita. Diante dessa realidade, a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento em Educação de Jovens e Adultos, coordenado pela Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva e ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão da UEPB, no período de junho de 2016 a junho de 2017, campus I, Campina Grande. O estudo está embasado nas pesquisas desenvolvidas por Galvão (2010), Haddad (2001), Soares (2007), Silva (2012), dentre outros, e discute a formação docente em EJA, relatamos a experiência do Curso de Extensão e analisamos a contribuição deste para os cursistas que estão em salas de Educação de jovens e Adultos nos municípios da Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID3713_12092018153220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ SOUTO BATISTA" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ SOUTO" "autor_email" => "thaynasoutob@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46907 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3277 "inscrito_id" => 3713 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A falta de uma política oficial de formação de professores em EJA, coerente e consequente que tenha condições de colocar em prática esta modalidade de educação dentro de princípios pedagógicos realmente adequados a um público bastante específico é uma questão a ser considerada; sempre que desejamos compreender a dificuldade dos alunos da EJA na apropriação e consolidação da alfabetização. Falta aos professores alfabetizadores uma prática pedagógica que seja capaz de autorizar a esses alunos a realização de uma leitura e uma escrita de mundo que realmente digam respeito a uma realidade dinâmica, específica e diferente da perspectiva que rege a ciência moderna. O que observamos é que a formação, inicial e continuada, do professor da EJA não contempla os aspectos teóricos necessários para a formação de um profissional capaz de compreender melhor os sujeitos das culturas orais e torná-los sujeitos da escrita. Diante dessa realidade, a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento em Educação de Jovens e Adultos, coordenado pela Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva e ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão da UEPB, no período de junho de 2016 a junho de 2017, campus I, Campina Grande. O estudo está embasado nas pesquisas desenvolvidas por Galvão (2010), Haddad (2001), Soares (2007), Silva (2012), dentre outros, e discute a formação docente em EJA, relatamos a experiência do Curso de Extensão e analisamos a contribuição deste para os cursistas que estão em salas de Educação de jovens e Adultos nos municípios da Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID3713_12092018153220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ SOUTO BATISTA" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ SOUTO" "autor_email" => "thaynasoutob@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }