DIÁLOGOS EM GRUPOS DE WHATSAPP: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA INTERAÇÃO TEXTO-SUJEITOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46962 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "DIÁLOGOS EM GRUPOS DE WHATSAPP: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA INTERAÇÃO TEXTO-SUJEITOS" "resumo" => "Hoje em dia, a informação difundida socialmente está cada vez mais não-linear, ou seja, por meio dos jornais, das enciclopédias e outros impressos, várias informações são transmitidas ao mesmo tempo, em um mesmo suporte, o que modifica o modo de ler das pessoas, tornando-o mais diversificado. Com a chegada do computador e da internet, a interação com o texto ocorre de forma ainda mais variada e dinâmica, e a leitura, por conseguinte, também se modifica. Desse modo, surgem a cada dia novas mídias sociais, as quais oportunizam não apenas uma mera comunicação, mas a interação entre os sujeitos dessa comunicação, muitas vezes em tempo real – como o caso dos chats de bate-papo ou aplicativo WhatsApp, que será o foco neste trabalho. Portanto, este trabalho, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, objetiva analisar qualitativamente as interações sociais por meio da ferramenta WhatsApp, em três grupos com objetivos distintos, um familiar, outro escolar e um terceiro com fins comerciais (venda de produtos), na tentativa de identificar como a linguagem se adapta a essa nova rede de interação social e de que forma os sujeitos participantes dos grupos interagem entre si através dos textos diversos ali presentes. Para tanto, utilizaremos as noções de dialogismo de Bakhtin (1995) e as concepções de linguagem traçadas por Koch e Elias (2017) para traçar um panorama sobre as diferentes linguagens (e concepções de leitura) presentes nos grupos analisados, as variantes linguísticas utilizadas e outros meios empregados para garantir a interação entre os seus membros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, REDES SOCIAIS, WHATSAPP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID472_10092018154340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "paixaosume@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46962 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "DIÁLOGOS EM GRUPOS DE WHATSAPP: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA INTERAÇÃO TEXTO-SUJEITOS" "resumo" => "Hoje em dia, a informação difundida socialmente está cada vez mais não-linear, ou seja, por meio dos jornais, das enciclopédias e outros impressos, várias informações são transmitidas ao mesmo tempo, em um mesmo suporte, o que modifica o modo de ler das pessoas, tornando-o mais diversificado. Com a chegada do computador e da internet, a interação com o texto ocorre de forma ainda mais variada e dinâmica, e a leitura, por conseguinte, também se modifica. Desse modo, surgem a cada dia novas mídias sociais, as quais oportunizam não apenas uma mera comunicação, mas a interação entre os sujeitos dessa comunicação, muitas vezes em tempo real – como o caso dos chats de bate-papo ou aplicativo WhatsApp, que será o foco neste trabalho. Portanto, este trabalho, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, objetiva analisar qualitativamente as interações sociais por meio da ferramenta WhatsApp, em três grupos com objetivos distintos, um familiar, outro escolar e um terceiro com fins comerciais (venda de produtos), na tentativa de identificar como a linguagem se adapta a essa nova rede de interação social e de que forma os sujeitos participantes dos grupos interagem entre si através dos textos diversos ali presentes. Para tanto, utilizaremos as noções de dialogismo de Bakhtin (1995) e as concepções de linguagem traçadas por Koch e Elias (2017) para traçar um panorama sobre as diferentes linguagens (e concepções de leitura) presentes nos grupos analisados, as variantes linguísticas utilizadas e outros meios empregados para garantir a interação entre os seus membros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, REDES SOCIAIS, WHATSAPP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID472_10092018154340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "paixaosume@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }