DO ARMÁRIO PARA O JARDIM: VISIBILIDADE DAS SEXUALIDADES MARGINALIZADAS NAS AULAS DE LITERATURA POR INTERMÉDIO DE UM CURRÍCULO QUEER
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47003 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1789 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "DO ARMÁRIO PARA O JARDIM: VISIBILIDADE DAS SEXUALIDADES MARGINALIZADAS NAS AULAS DE LITERATURA POR INTERMÉDIO DE UM CURRÍCULO QUEER" "resumo" => "Considerando o currículo escolar como um acessório inerente a construção de identidades e formação de sujeitos críticos, o presente trabalho tem como objetivo desvendar os meios pelos quais a literatura se configura como ferramenta transgressora e eficaz na valorização das diversidades. Desta forma, com base na análise dos resultados de pesquisas sobre gênero e sexualidade feitas em uma escola da Rede Estadual e outra da Rede Privada de Ensino, no município de Condado-PE, ressaltaremos aqui a importância da literatura como instrumento de modificação social, e como esta arte possibilita trazer representatividade e a urgente conscientização acerca da homofobia e outras violências sofridas por minorias sociais no contexto escolar. Para este fim, teceremos uma reflexão acerca das diretrizes nacionais para a educação básica em relação à diversidade e inclusão e as possibilidades de contemplá-las a partir de um um currículo Queer nas aulas de literatura, ressaltando a importância da discussão de gênero e sexualidade motivada a partir de então." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "TEORIA QUEER, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO CRÍTICO, DIVERSIDADE NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID438_08092018175201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PAULO ALEXANDRE DE BARROS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ PAULO JÚNIOR" "autor_email" => "josepaulo08@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47003 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1789 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "DO ARMÁRIO PARA O JARDIM: VISIBILIDADE DAS SEXUALIDADES MARGINALIZADAS NAS AULAS DE LITERATURA POR INTERMÉDIO DE UM CURRÍCULO QUEER" "resumo" => "Considerando o currículo escolar como um acessório inerente a construção de identidades e formação de sujeitos críticos, o presente trabalho tem como objetivo desvendar os meios pelos quais a literatura se configura como ferramenta transgressora e eficaz na valorização das diversidades. Desta forma, com base na análise dos resultados de pesquisas sobre gênero e sexualidade feitas em uma escola da Rede Estadual e outra da Rede Privada de Ensino, no município de Condado-PE, ressaltaremos aqui a importância da literatura como instrumento de modificação social, e como esta arte possibilita trazer representatividade e a urgente conscientização acerca da homofobia e outras violências sofridas por minorias sociais no contexto escolar. Para este fim, teceremos uma reflexão acerca das diretrizes nacionais para a educação básica em relação à diversidade e inclusão e as possibilidades de contemplá-las a partir de um um currículo Queer nas aulas de literatura, ressaltando a importância da discussão de gênero e sexualidade motivada a partir de então." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "TEORIA QUEER, ENSINO DE LITERATURA, LETRAMENTO CRÍTICO, DIVERSIDADE NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID438_08092018175201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PAULO ALEXANDRE DE BARROS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ PAULO JÚNIOR" "autor_email" => "josepaulo08@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }