EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O DESIGN PEDAGÓGICO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47018 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2160 "inscrito_id" => 9135 "titulo" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O DESIGN PEDAGÓGICO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS" "resumo" => ": Este estudo analisa o movimento das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) e seu processo de inserção no contexto educacional, no âmbito dos fundamentos das teorias de aprendizagem, da Educação online, e do Design Pedagógico. A intenção, porém, é analisar como o Design Pedagógico baseado na interação, na hipertextualidade e na dialogicidade da educação online contribui com o processo de difusão do conhecimento no contexto educacional. Nesse sentido, questiona-se: De que forma, no âmbito da educação online, se processa o design pedagógico, de materiais educacionais digitais? A pesquisa bibliográfica acerca das temáticas abordadas permitiu uma análise e coleta de materiais para que se pudesse definir, conceituar o Design Pedagógico, Educação a Distância e Educação on-line a partir do diálogo com Alves (2009); Formiga (2009); Silva, Pesce e Zuin (2010); Torrezzan e Behar (2013); Lèvy (2010); Vygotsky (2007). O uso das TIC no âmbito da educação à distância, fomenta novas formas de aprendizagem que devem ser contextualizadas, analisadas e discutidas reflexivamente, pois o caráter educativo se constitui a partir de interações e mediações historicamente possíveis. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa porque pressupõe que o fenômeno a ser estudado deve ser analisado em uma perspectiva integrada, e assim esta foi estruturada na pesquisa teórica. Todo o processo de pesquisa delineado neste estudo, ampliou novos caminhos para os processos formativos potencializados pelas tecnologias digitais e contribuiu, também, na disseminação de informação, construção e (re) construção de conhecimentos a partir de uma lógica que promova uma aprendizagem significativa, interativa e dialógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS, DESIGN PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9135_09092018213326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "ANA SANTIAGO" "autor_email" => "PEDAGOGA.ANASANTIAGO@GMAI" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47018 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2160 "inscrito_id" => 9135 "titulo" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O DESIGN PEDAGÓGICO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS" "resumo" => ": Este estudo analisa o movimento das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) e seu processo de inserção no contexto educacional, no âmbito dos fundamentos das teorias de aprendizagem, da Educação online, e do Design Pedagógico. A intenção, porém, é analisar como o Design Pedagógico baseado na interação, na hipertextualidade e na dialogicidade da educação online contribui com o processo de difusão do conhecimento no contexto educacional. Nesse sentido, questiona-se: De que forma, no âmbito da educação online, se processa o design pedagógico, de materiais educacionais digitais? A pesquisa bibliográfica acerca das temáticas abordadas permitiu uma análise e coleta de materiais para que se pudesse definir, conceituar o Design Pedagógico, Educação a Distância e Educação on-line a partir do diálogo com Alves (2009); Formiga (2009); Silva, Pesce e Zuin (2010); Torrezzan e Behar (2013); Lèvy (2010); Vygotsky (2007). O uso das TIC no âmbito da educação à distância, fomenta novas formas de aprendizagem que devem ser contextualizadas, analisadas e discutidas reflexivamente, pois o caráter educativo se constitui a partir de interações e mediações historicamente possíveis. A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa porque pressupõe que o fenômeno a ser estudado deve ser analisado em uma perspectiva integrada, e assim esta foi estruturada na pesquisa teórica. Todo o processo de pesquisa delineado neste estudo, ampliou novos caminhos para os processos formativos potencializados pelas tecnologias digitais e contribuiu, também, na disseminação de informação, construção e (re) construção de conhecimentos a partir de uma lógica que promova uma aprendizagem significativa, interativa e dialógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS, DESIGN PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID9135_09092018213326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "ANA SANTIAGO" "autor_email" => "PEDAGOGA.ANASANTIAGO@GMAI" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }