Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ALIMENTAR, EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, PCN: CIÊNCIAS NATURAIS, CURRÍCULO ESCOLAR Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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O projeto foi pensado para atingir alunos da Educação Infantil, que engloba crianças entre 0 a 6 anos de idade, ou seja, a creche e a pré-escola, constituindo um grupo que apresenta elevada vulnerabilidade alimentar, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de situações de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Objetivo geral: Promover a discussão sobre a necessidade de melhorar a qualidade da alimentação das escolas, como uma questão de saúde pública parece ser uma necessidade urgente. A escola, como espaço do processo ensino-aprendizagem de temas urgentes da sociedade tem que entrar no cerne da questão apresentando para pais, professores e alunos. O que podemos constatar, até o presente momento, foi uma resistência por parte de alguns alunos, mesmo sendo crianças, no que diz respeito ao consumo de alimentos saudáveis. Este indício nos demonstra que, de certa forma, a alimentação que as crianças têm em casa influencia a tendência alimentar dentro da escola, ou seja, o que é levado para ser consumido na escola pode ser uma reprodução do que as crianças consomem em casa.O estudo deste tema surgiu da necessidade de compreender as novas tendências de uma alimentação saudável orientada nas escolas dentro das ciências naturais, a p" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo deste tema surgiu da necessidade de compreender as novas tendências de uma alimentação saudável orientada nas escolas dentro das ciências naturais, a partir da ludicidade, buscando a cooperação entre professores, pais e alunos. Diante dos dados fornecidos pela OMS, que estima que existe um crescimento alarmante de crianças menores de 5 anos obesas ou que estejam acima do peso, compreendemos a necessidade de buscar subsídios que auxiliem o professor a abordar e trabalhar este tema em sala de aula. Observando o crescimento dos números alarmantes de obesidade infantil, a partir dos dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Estado, por meio da lei de Nº 13.666 de maio de 2018, sancionada pelo presidente Michel Temer, coloca como tema transversal a educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Ao perceber a relevância da temática, propomos o planejamento e a escrita de um projeto intitulado Alimentação Saudável, para ser desenvolvido, inicialmente, em uma escola da rede estadual do município de Campina Grande-PB. O projeto foi pensado para atingir alunos da Educação Infantil, que engloba crianças entre 0 a 6 anos de idade, ou seja, a creche e a pré-escola, constituindo um grupo que apresenta elevada vulnerabilidade alimentar, sujeita a diversos agravos nutricionais, além de situações de falta de apetite às refeições básicas e/ou alimentos. Objetivo geral: Promover a discussão sobre a necessidade de melhorar a qualidade da alimentação das escolas, como uma questão de saúde pública parece ser uma necessidade urgente. A escola, como espaço do processo ensino-aprendizagem de temas urgentes da sociedade tem que entrar no cerne da questão apresentando para pais, professores e alunos. O que podemos constatar, até o presente momento, foi uma resistência por parte de alguns alunos, mesmo sendo crianças, no que diz respeito ao consumo de alimentos saudáveis. Este indício nos demonstra que, de certa forma, a alimentação que as crianças têm em casa influencia a tendência alimentar dentro da escola, ou seja, o que é levado para ser consumido na escola pode ser uma reprodução do que as crianças consomem em casa.

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