EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47052 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1778 "titulo" => """ EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À\r\n PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL """ "resumo" => """ A forma de vida das sociedades e sua relação com o ambiente têm evidenciado suas consequências por\r\n meio dos problemas ambientais, o consumo exagerado de recursos naturais tem cada dia trazido danos\r\n e quadros preocupantes relacionados ao futuro do planeta. Este trabalho tem como objetivo evidenciar\r\n a relevância de desenvolver práticas pedagógicas voltadas à preservação do meio ambiente e\r\n sustentabilidade no contexto escolar da Educação Infantil, apresentando um pensamento reflexivo,\r\n promovendo o debate com a comunidade sobre o aproveitamento e utilização dos recursos naturais,\r\n pois são fundamentais para formação integral da criança enquanto cidadão. Ações promovidas a partir\r\n da implementação do projeto “Pequeno Cidadão do Mundo” desenvolvido com crianças na faixa etária\r\n de 4 e 5 anos, em uma escola do município de Manaus, com o desenvolvimento de experiências que\r\n corroborassem para a mudança de comportamentos e hábitos cotidianos da realidade escolar e que\r\n favorecessem a prática de ações de preservação.O percurso metodológico envolve uma abordagem\r\n qualitativa, ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, observação participante e do desenvolvimento\r\n de atividades direcionadas às crianças, familiares e comunidade, bem como analise de resultados após\r\n o desenvolvimento. Aqui são explicitadas as etapas que levaram a percepção da necessidade de\r\n elaborar ações voltadas ao tema, estratégias de execução e resultados obtidos no contexto escolar a\r\n partir do projeto, considerando que a sobrevivência humana irá depender de como interagimos com o\r\n meio ambiente, e a reflexão sobre essa realidade deve estar presente em todas as etapas escolares e\r\n desde a mais tenra idade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID1778_08082018203704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosanemiranda@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47052 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1778 "titulo" => """ EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS À\r\n PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL """ "resumo" => """ A forma de vida das sociedades e sua relação com o ambiente têm evidenciado suas consequências por\r\n meio dos problemas ambientais, o consumo exagerado de recursos naturais tem cada dia trazido danos\r\n e quadros preocupantes relacionados ao futuro do planeta. Este trabalho tem como objetivo evidenciar\r\n a relevância de desenvolver práticas pedagógicas voltadas à preservação do meio ambiente e\r\n sustentabilidade no contexto escolar da Educação Infantil, apresentando um pensamento reflexivo,\r\n promovendo o debate com a comunidade sobre o aproveitamento e utilização dos recursos naturais,\r\n pois são fundamentais para formação integral da criança enquanto cidadão. Ações promovidas a partir\r\n da implementação do projeto “Pequeno Cidadão do Mundo” desenvolvido com crianças na faixa etária\r\n de 4 e 5 anos, em uma escola do município de Manaus, com o desenvolvimento de experiências que\r\n corroborassem para a mudança de comportamentos e hábitos cotidianos da realidade escolar e que\r\n favorecessem a prática de ações de preservação.O percurso metodológico envolve uma abordagem\r\n qualitativa, ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, observação participante e do desenvolvimento\r\n de atividades direcionadas às crianças, familiares e comunidade, bem como analise de resultados após\r\n o desenvolvimento. Aqui são explicitadas as etapas que levaram a percepção da necessidade de\r\n elaborar ações voltadas ao tema, estratégias de execução e resultados obtidos no contexto escolar a\r\n partir do projeto, considerando que a sobrevivência humana irá depender de como interagimos com o\r\n meio ambiente, e a reflexão sobre essa realidade deve estar presente em todas as etapas escolares e\r\n desde a mais tenra idade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRESERVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID1778_08082018203704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "rosanemiranda@bol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }