EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO DE SEU PROCESSO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47098 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4345 "inscrito_id" => 5000 "titulo" => "EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO DE SEU PROCESSO" "resumo" => "É normal que no senso comum se imagine que educação só pode ser transmitida nos espaços escolares ou em outras instituições de ensino, visto que este é o modelo educacional que prevalece na sociedade a muito tempo. Contudo, nota-se que em outros momentos da história humana, quando ainda não existia a escola, a educação já se fazia presente no cotidiano social das pessoas, pois esta perpassa por toda a existência humana, possuindo, assim, um caráter universalizante. Sabemos que a maneira como o processo educativo se constituía no período primitivo, por exemplo, era muito distinto da maneira que se constitui hoje em dia, porém, ao analisar como acontecia a educação naquele período, poder-se-á perceber que a mesma já possuía características que estão presentes na contemporaneidade. Portanto, está na natureza da educação fazer com que os indivíduos ajam de maneira socialmente adequada e transmitir de geração a geração os conhecimentos das gerações passadas, desenvolvendo, assim, novos conhecimentos e comportamentos, desde que sejam socialmente desejados. Sendo assim, esse artigo busca trazer um estudo sobre a educação e quais seus principais objetivos levando em conta sua função social. A análise será realizada a partir de um recorte histórico, enfatizando os períodos que foram considerados mais relevantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como aporte teórico autores que se debruçam sobre a ontologia marxiana, por compreender nesse método a melhor forma de ir além do fenômeno e alcançar a apreensão concreta do objeto de análise deste artigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, REPRODUÇÃO, SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID5000_17092018213109.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDICE BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VALDICE" "autor_email" => "valdicebarbosads@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47098 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4345 "inscrito_id" => 5000 "titulo" => "EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO DE SEU PROCESSO" "resumo" => "É normal que no senso comum se imagine que educação só pode ser transmitida nos espaços escolares ou em outras instituições de ensino, visto que este é o modelo educacional que prevalece na sociedade a muito tempo. Contudo, nota-se que em outros momentos da história humana, quando ainda não existia a escola, a educação já se fazia presente no cotidiano social das pessoas, pois esta perpassa por toda a existência humana, possuindo, assim, um caráter universalizante. Sabemos que a maneira como o processo educativo se constituía no período primitivo, por exemplo, era muito distinto da maneira que se constitui hoje em dia, porém, ao analisar como acontecia a educação naquele período, poder-se-á perceber que a mesma já possuía características que estão presentes na contemporaneidade. Portanto, está na natureza da educação fazer com que os indivíduos ajam de maneira socialmente adequada e transmitir de geração a geração os conhecimentos das gerações passadas, desenvolvendo, assim, novos conhecimentos e comportamentos, desde que sejam socialmente desejados. Sendo assim, esse artigo busca trazer um estudo sobre a educação e quais seus principais objetivos levando em conta sua função social. A análise será realizada a partir de um recorte histórico, enfatizando os períodos que foram considerados mais relevantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como aporte teórico autores que se debruçam sobre a ontologia marxiana, por compreender nesse método a melhor forma de ir além do fenômeno e alcançar a apreensão concreta do objeto de análise deste artigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, REPRODUÇÃO, SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID5000_17092018213109.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDICE BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VALDICE" "autor_email" => "valdicebarbosads@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }