Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RN: A PSICOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS POSSÍVEIS

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A comunicação compartilha a experiência de uma oficina de inteligência emocional, no final do ano letivo de 2017, com educadores de uma escola da rede de ensino público estadual no RN e a transição desta intervenção para uma formação em educação emocional, continuada e permanente, tendo como objetivos principais construir competências socioemocionais com os professores e favorecer estratégias de auto-organização de uma rede de educadores hábeis emocionalmente para os desafios da vida escolar. Delineia-se, num primeiro momento, a proposta com os educadores em sua integralidade como indivíduos, profissionais e como cidadãos (educadores) na era planetária para usar um termo de Edgar Morin. Atualmente a formação em educação emocional está consolidando a fase inicial que é a ampliação da autoconsciência, considerada como o alicerce sobre o qual são construídas todas as outras competências da inteligência emocional. Nesta fase as dinâmicas são centradas nas técnicas da comunicação não violenta, escuta ativa e estimulação para soluções criativas. A proposta de trabalho surgiu de uma parceria entre o Núcleo de Atendimento Biopsicossocial, pertencente à Divisão de Programas Complementares de Saúde e Bem Estar da ALRN (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte) e a Assembleia e Você que integra a Divisão de Projetos Culturais e Socioculturais responsável por construir com os gestores da educação diagnósticos sociais de planejamento e construção das atividades junto às escolas. O suporte da equipe biopsicossocial é oportunizar a formação em educação emocional ao estimular, dar suporte, avaliar e apoiar experiências criativas, de vivência de prazer e de saudável convívio socioeducacional.

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