LIMA, Ana Camila Amorim De et al.. Educação para a igualdade na perspectiva de gênero. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47172>. Acesso em: 22/11/2024 08:11
Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca compreender as formas de desigualdades entre gêneros que são reproduzidas no ambiente escolar e trazer reflexões sobre a necessidade de debater sobre as questões de gênero nas escolas. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, durante a realização de estágio supervisionado na Escola Municipal Programa Amor, em Carpina-PE. O corpus constitui-se de uma sequência didática dividida em (3) três momentos e 35 (trinta e cinco) questionários com questões abertas. A análise desses instrumentos teve como fundamentação teórica os estudos de Silva (2007), Casagrande (2008), Auad (2010), entre outros, que trazem a importância da discussão das questões de gênero no ambiente escolar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As análises revelaram que as desigualdades de gênero são aprendidas e naturalizadas culturalmente, porém, muitas vezes, são reforçadas no ambiente escolar e na prática docente, diante de atitudes que caracterizam “coisas de menina” e “coisas de menino” desvalorizando as vontades e expectativas de cada um e levando em consideração apenas o que é culturalmente considerado “normal” de acordo com o gênero de cada indivíduo.