EMPATIA, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA
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Nesta direção, esta pesquisa documental teve como objetivo investigar se/como o tema da empatia é contemplado no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina-PE. A partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso observou-se que nenhum dos 53 componentes curriculares contempla a temática da empatia em sua ementa e/ou bibliografia. No entanto, os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam o currículo comprometem-se com a formação docente que compreende o sujeito de modo mais integral e integrado à realidade social e diversidade nas relações humanas. Destaca-se, por fim, a necessidade de pesquisas empíricas para observar como as competências socioemocionais, em especial, a empatia vem, efetivamente, sendo desenvolvida no cotidiano da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. 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