ENGAJAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES: ANALISANDO O PAPEL DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47227 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3284 "inscrito_id" => 9924 "titulo" => "ENGAJAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES: ANALISANDO O PAPEL DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS" "resumo" => """ O engajamento acadêmico dos estudantes é fundamental para sua trajetória escolar, sendo um importante\r\n fator de proteção contra o fracasso e a evasão. O engajamento também é compreendido como um dos\r\n fatores para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes nos sistemas educacionais. Nesse\r\n sentido de desenvolvimento integral do sujeito, a educação em direitos humanos também é concebida\r\n como fundamental em todas as etapas da escolarização. No entanto, ainda há poucos estudos que\r\n abordam a associação entre o engajamento estudantil e a educação em direitos humanos, especialmente\r\n no Brasil. Assim, este estudo preliminar teve como objetivo analisar a associação entre o engajamento\r\n dos estudantes e a percepção sobre alguns conteúdos relacionados à educação em direitos humanos:\r\n (a)onde encontrar ajuda em casos de dificuldades, (b) informações sobre violência e bullying e (c) aulas\r\n sobre diversidade. Foi hipotetizado que haveria associação positiva entre o engajamento estudantil e os\r\n conteúdos de educação em direitos humanos. Participaram do estudo 8374 estudantes do ensino\r\n fundamental do 6º ao 9º ano, com idade entre 9 e 25 anos (média=12,64; d.p.=1,81) de Curitiba e região\r\n metropolitana. Foi conduzida regressão múltipla com o engajamento estudantil como variável\r\n dependente. Nessa análise os conteúdos de educação em direitos humanos foram preditores\r\n significativos para o engajamento estudantil, indicando que o ensino com essas características pode ser\r\n fundamental para engajar os discentes nas atividades escolares """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ENGAJAMENTO ACADÊMICO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CLIMA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID9924_12092018165955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN TSURUDA AMARAL" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellentsuruda@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47227 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3284 "inscrito_id" => 9924 "titulo" => "ENGAJAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES: ANALISANDO O PAPEL DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS" "resumo" => """ O engajamento acadêmico dos estudantes é fundamental para sua trajetória escolar, sendo um importante\r\n fator de proteção contra o fracasso e a evasão. O engajamento também é compreendido como um dos\r\n fatores para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes nos sistemas educacionais. Nesse\r\n sentido de desenvolvimento integral do sujeito, a educação em direitos humanos também é concebida\r\n como fundamental em todas as etapas da escolarização. No entanto, ainda há poucos estudos que\r\n abordam a associação entre o engajamento estudantil e a educação em direitos humanos, especialmente\r\n no Brasil. Assim, este estudo preliminar teve como objetivo analisar a associação entre o engajamento\r\n dos estudantes e a percepção sobre alguns conteúdos relacionados à educação em direitos humanos:\r\n (a)onde encontrar ajuda em casos de dificuldades, (b) informações sobre violência e bullying e (c) aulas\r\n sobre diversidade. Foi hipotetizado que haveria associação positiva entre o engajamento estudantil e os\r\n conteúdos de educação em direitos humanos. Participaram do estudo 8374 estudantes do ensino\r\n fundamental do 6º ao 9º ano, com idade entre 9 e 25 anos (média=12,64; d.p.=1,81) de Curitiba e região\r\n metropolitana. Foi conduzida regressão múltipla com o engajamento estudantil como variável\r\n dependente. Nessa análise os conteúdos de educação em direitos humanos foram preditores\r\n significativos para o engajamento estudantil, indicando que o ensino com essas características pode ser\r\n fundamental para engajar os discentes nas atividades escolares """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ENGAJAMENTO ACADÊMICO, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CLIMA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID9924_12092018165955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN TSURUDA AMARAL" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellentsuruda@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }