O presente estudo está relacionado ao ensino da língua inglesa na infância, dando destaque à importância da reflexão do educador diante de métodos, teorias, e conceitos voltados para o tema. A aprendizagem do segundo idioma na Educação Infantil exige conhecimentos teóricos para que a execução de aulas tenha sucesso. Informações a respeito da Teoria Construtivista e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky deixarão o docente dotado de conhecimentos para uma melhor aplicação da prática e discernimento diante das relações e interações do sujeito com o meio. Com tais conceitos, o professor terá a oportunidade de desafiar o aluno de maneira apropriada, guiando-o para o acontecimento favorável da aprendizagem. Outro marco importante é o destaque dos Quatro Pilares para a Educação no século XXI, desenvolvido pela UNESCO, sendo eles: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser. Esses fundamentos permitem uma análise diante da responsabilidade na formação integral do ser, sendo essas bases interligadas e por isso precisam ser trabalhadas em conjunto. É essencial o desenvolvimento de competências afetivas na relação professor-aluno, dessa forma, a afetividade torna-se indispensável e fortemente significativa a uma aprendizagem segura, sendo considerada um alicerce para conservar um bom relacionamento em sala de aula, partindo do fato de que tanto o instrutor quanto o aprendiz precisam estar expostos a um ambiente positivo e oportuno. Para a produção do artigo foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico em livros e na internet, tomando como base autores nacionais e internacionais.