ENSINO DAS LEIS DOS GASES NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A METODOLOGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47242 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3673 "inscrito_id" => 11066 "titulo" => "ENSINO DAS LEIS DOS GASES NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A METODOLOGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS." "resumo" => "O estudo sobre os gases é de fundamental importância no ensino de Físico-Química e que seu aprendizado muitas vezes torna-se difícil para a maioria dos alunos. Os mapas conceituais podem ser encarados como uma estratégia de ensino inovadora. Sabendo-se que os conteúdos que envolvem cálculos fazem com que os alunos se sintam incapazes de compreendê-los. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar sobre os recursos que os professores utilizam para ensinar sobre as Leis de Gases, o conhecimento sobre mapas conceituais e apresentar uma proposta de ensino onde os alunos possam produzir um panfleto contendo a construção de mapas conceituais sobre as Leis dos Gases, o trabalho foi em uma escola pública estadual no município de Açailândia-MA. A pesquisa foi realizada com um questionário fechado contendo 3 perguntas e aplicado para 9 professores de Química, também foi elaborada uma proposta de ensino sobre as Leis dos Gases para as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Por fim, a partir da análise da pesquisa, considerou-se que a maioria dos professores utilizam apenas aulas expositivas e exercícios de fixação sugeridos pelo livro didático, e que 100% desses professores não usam ou se quer ouviram falar sobre mapas conceituais. Já a proposta final consiste na confecção de um panfleto contendo um mapa conceitual que seria elaborado depois da explanação do conteúdo pelo professor e sua orientação para a construção através de grupos do trabalho. Sendo assim, a proposta tornasse viável e bem motivadora para ensino desse conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA, ; ENSINO LEIS DOS GASES, MAPAS CONCEITUAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID11066_16092018195421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REMI FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "REMI" "autor_email" => "remisousadantas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47242 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3673 "inscrito_id" => 11066 "titulo" => "ENSINO DAS LEIS DOS GASES NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A METODOLOGIA DOS MAPAS CONCEITUAIS." "resumo" => "O estudo sobre os gases é de fundamental importância no ensino de Físico-Química e que seu aprendizado muitas vezes torna-se difícil para a maioria dos alunos. Os mapas conceituais podem ser encarados como uma estratégia de ensino inovadora. Sabendo-se que os conteúdos que envolvem cálculos fazem com que os alunos se sintam incapazes de compreendê-los. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar sobre os recursos que os professores utilizam para ensinar sobre as Leis de Gases, o conhecimento sobre mapas conceituais e apresentar uma proposta de ensino onde os alunos possam produzir um panfleto contendo a construção de mapas conceituais sobre as Leis dos Gases, o trabalho foi em uma escola pública estadual no município de Açailândia-MA. A pesquisa foi realizada com um questionário fechado contendo 3 perguntas e aplicado para 9 professores de Química, também foi elaborada uma proposta de ensino sobre as Leis dos Gases para as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Por fim, a partir da análise da pesquisa, considerou-se que a maioria dos professores utilizam apenas aulas expositivas e exercícios de fixação sugeridos pelo livro didático, e que 100% desses professores não usam ou se quer ouviram falar sobre mapas conceituais. Já a proposta final consiste na confecção de um panfleto contendo um mapa conceitual que seria elaborado depois da explanação do conteúdo pelo professor e sua orientação para a construção através de grupos do trabalho. Sendo assim, a proposta tornasse viável e bem motivadora para ensino desse conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA, ; ENSINO LEIS DOS GASES, MAPAS CONCEITUAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID11066_16092018195421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REMI FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "REMI" "autor_email" => "remisousadantas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }