ENSINO DE GRAMÁTICA: DA REGRA À PRÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47251 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2321 "inscrito_id" => 5853 "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: DA REGRA À PRÁTICA" "resumo" => "Observando a importância do docente da área do ensino de língua desenvolver metodologias em que o ensino de gramática não seja marcado pelo olhar tradicionalista, este artigo tem o objetivo de discutir o ensino de gramática a partir de duas perspectivas: a primeira traz a gramática como um conjunto de regras para “falar bem”; a segunda visa a gramática como ponto para prática comunicativa de linguagem. Para isso, serão levantadas questões de concepções e de ensino de linguagem ligadas às práticas pedagógicas executadas em ambientes escolares, considerando que na maioria das vezes a primeira perspectiva de gramática é tratada como o “centro das atenções” nas aulas de português. O estudo prosseguiu-se através de pesquisas bibliográficas, e se insere no campo qualitativo, analisando referentes ao assunto, tais como (ANTUNES, 2003), (LUFT, 2009), (TRAVAGLIA, 2009) entre outros, fundamentando-se também em documentos que norteiam as aulas de língua portuguesa (BRSIL, 1998). Assim como qualquer outra profissão, o professor tem o dever de buscar constantemente por mudanças, e refletir isso em suas práticas pedagógicas para que haja um aprendizado que responda às exigências da sociedade atual. No que se diz respeito ao trabalho com a gramática, manusear a linguagem como forma de interação traz maiores possibilidades para que isso aconteça, desenvolvendo as competências comunicativas do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICA COMUNICATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5853_10092018083244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO" "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47251 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2321 "inscrito_id" => 5853 "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: DA REGRA À PRÁTICA" "resumo" => "Observando a importância do docente da área do ensino de língua desenvolver metodologias em que o ensino de gramática não seja marcado pelo olhar tradicionalista, este artigo tem o objetivo de discutir o ensino de gramática a partir de duas perspectivas: a primeira traz a gramática como um conjunto de regras para “falar bem”; a segunda visa a gramática como ponto para prática comunicativa de linguagem. Para isso, serão levantadas questões de concepções e de ensino de linguagem ligadas às práticas pedagógicas executadas em ambientes escolares, considerando que na maioria das vezes a primeira perspectiva de gramática é tratada como o “centro das atenções” nas aulas de português. O estudo prosseguiu-se através de pesquisas bibliográficas, e se insere no campo qualitativo, analisando referentes ao assunto, tais como (ANTUNES, 2003), (LUFT, 2009), (TRAVAGLIA, 2009) entre outros, fundamentando-se também em documentos que norteiam as aulas de língua portuguesa (BRSIL, 1998). Assim como qualquer outra profissão, o professor tem o dever de buscar constantemente por mudanças, e refletir isso em suas práticas pedagógicas para que haja um aprendizado que responda às exigências da sociedade atual. No que se diz respeito ao trabalho com a gramática, manusear a linguagem como forma de interação traz maiores possibilidades para que isso aconteça, desenvolvendo as competências comunicativas do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRÁTICA COMUNICATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID5853_10092018083244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANDO DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ORLANDO NETO" "autor_email" => "orlandosilva47@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }