ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA DE FLORESTA - PE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47271 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 3876 "titulo" => "ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA DE FLORESTA - PE" "resumo" => "A química é uma ciência que estuda diversas coisas relacionadas a matéria, podendo encontrar em praticamente tudo que está a nossa volta e casa. Com essa linha de pensamento, este trabalho teve como intuito de consolidar o assunto Substância e Misturas na turma de EJA – Modulo “B” da escola de referencia de Floresta-PE, uma vez que existia uma dificuldade entre os educandos. Ao perceber essa dificuldade, foi pensado uma forma de firmar o conteúdo de maneira “light”, descontraída e que ao mesmo tempo tivesse como foco a absorção do conhecimento. O lúdico “que substância sou?” consistia no conhecimento que cada aluno teria que ter com as substâncias dadas na hora da brincadeira, onde a substância era colocada na testa em uma ficha sem o aluno saber e só quem poderia ver era o adversário, uma vez que o jogo era em dupla. Ganhava a brincadeira o aluno que acertasse a sua substância primeiro. Contudo, pode-se perceber uma melhora por parte da maioria dos alunos, onde após a aplicação do questionário pós houve uma mudança nas respostas. É de suma importância a busca de novas aplicabilidades ao ensino, atrelando a facilidade e praticidade. Esse olhar diferenciado voltado para a educação de jovens e adultos é onde todo professor deve levar consigo, pois ideias como essas e tantas outras só estará agregando ainda mais a sua aula e instigando esse aluno para aprender mais e mais, despertando seu interesse não só por química, mas pelas demais disciplinas, para o conhecimento e mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZADO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID3876_09092018165600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA" "autor_nome_curto" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA" "autor_email" => "cib.k100@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47271 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 3876 "titulo" => "ENTENDIMENTO DO ASSUNTO SUBSTÂNCIAS E MISTURAS COM AUXILIO DE UM JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA DE FLORESTA - PE" "resumo" => "A química é uma ciência que estuda diversas coisas relacionadas a matéria, podendo encontrar em praticamente tudo que está a nossa volta e casa. Com essa linha de pensamento, este trabalho teve como intuito de consolidar o assunto Substância e Misturas na turma de EJA – Modulo “B” da escola de referencia de Floresta-PE, uma vez que existia uma dificuldade entre os educandos. Ao perceber essa dificuldade, foi pensado uma forma de firmar o conteúdo de maneira “light”, descontraída e que ao mesmo tempo tivesse como foco a absorção do conhecimento. O lúdico “que substância sou?” consistia no conhecimento que cada aluno teria que ter com as substâncias dadas na hora da brincadeira, onde a substância era colocada na testa em uma ficha sem o aluno saber e só quem poderia ver era o adversário, uma vez que o jogo era em dupla. Ganhava a brincadeira o aluno que acertasse a sua substância primeiro. Contudo, pode-se perceber uma melhora por parte da maioria dos alunos, onde após a aplicação do questionário pós houve uma mudança nas respostas. É de suma importância a busca de novas aplicabilidades ao ensino, atrelando a facilidade e praticidade. Esse olhar diferenciado voltado para a educação de jovens e adultos é onde todo professor deve levar consigo, pois ideias como essas e tantas outras só estará agregando ainda mais a sua aula e instigando esse aluno para aprender mais e mais, despertando seu interesse não só por química, mas pelas demais disciplinas, para o conhecimento e mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, APRENDIZADO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID3876_09092018165600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA" "autor_nome_curto" => "CIBELE KEMÍSIA SOBRAL SOUZA" "autor_email" => "cib.k100@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }