ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E O PIBID: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFCG-CES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47313 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1765 "inscrito_id" => 4136 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E O PIBID: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFCG-CES" "resumo" => "Os cursos de licenciatura, em particular, os da área de ciência exata, sendo eles matemática, química e física, sofrem com uma grande evasão, por vários motivos, dentro os quais, podemos citar: a desvalorização da profissão docente, a própria área de exatas, em parte, devido sua abstração, a falta de experiência em sala de aula e o ensino básico precário do graduando. Nessa perspectiva, muitos estudantes acabam ficando desestimulados com o curso/profissão, acarretando na desistência, no início da graduação, ou mesmo, depois que concluem. Dessa forma, devido à frustação por parte de alguns estudantes, algumas propostas foram sendo elaboradas para reverter essa situação, como a inserção de estágios supervisionados e a implantação de programas de formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID). Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar as concepções e contribuições do estágio supervisionado I e do PIBID para a formação do licenciando, através de experiências em ambas as atividades por dois alunos do curso de física, uma aluna do curso de química, e uma aluna do curso de matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os quais participaram ativamente dessas atividades em quatro escolas públicas da região próximas da UFCG/CES, sendo que cada aluno atuou em uma escola diferente. Em suma, a partir das experiências por parte dos estudantes, pôde-se perceber um maior entusiasmo com a profissão e o enriquecimento profissional/acadêmico por parte dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID, LICENCIATURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4136_08092018160745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO FRANCEILTON MARQUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO FRANCEILTON M. DE SOUSA" "autor_email" => "marques0sousa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47313 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1765 "inscrito_id" => 4136 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E O PIBID: CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA DA UFCG-CES" "resumo" => "Os cursos de licenciatura, em particular, os da área de ciência exata, sendo eles matemática, química e física, sofrem com uma grande evasão, por vários motivos, dentro os quais, podemos citar: a desvalorização da profissão docente, a própria área de exatas, em parte, devido sua abstração, a falta de experiência em sala de aula e o ensino básico precário do graduando. Nessa perspectiva, muitos estudantes acabam ficando desestimulados com o curso/profissão, acarretando na desistência, no início da graduação, ou mesmo, depois que concluem. Dessa forma, devido à frustação por parte de alguns estudantes, algumas propostas foram sendo elaboradas para reverter essa situação, como a inserção de estágios supervisionados e a implantação de programas de formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID). Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar as concepções e contribuições do estágio supervisionado I e do PIBID para a formação do licenciando, através de experiências em ambas as atividades por dois alunos do curso de física, uma aluna do curso de química, e uma aluna do curso de matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os quais participaram ativamente dessas atividades em quatro escolas públicas da região próximas da UFCG/CES, sendo que cada aluno atuou em uma escola diferente. Em suma, a partir das experiências por parte dos estudantes, pôde-se perceber um maior entusiasmo com a profissão e o enriquecimento profissional/acadêmico por parte dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PIBID, LICENCIATURA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4136_08092018160745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO FRANCEILTON MARQUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO FRANCEILTON M. DE SOUSA" "autor_email" => "marques0sousa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }