ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA DELEITE EM SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47327 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1592 "inscrito_id" => 3314 "titulo" => "ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA DELEITE EM SALA DE AULA" "resumo" => "A formação de leitores é fundamental para a construção de uma aprendizagem de qualidade, tendo em vista, que ao ler, o indivíduo desenvolve habilidades cognitivas, facilitando o processo de aquisição do conhecimento nas diversas disciplinas escolares. Nesse sentido, objetivamos neste trabalho, discutir sobre a realização de práticas de leitura significativas para a formação de leitores com base nas experiências vivenciadas durante a regência do Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia. Para fundamentação deste trabalho, utilizamos como procedimento metodológico o levantamento de referenciais teóricos, que por sua vez, trazem discussões importantes acerca das estratégias de leitura e formação de leitores. Nessa perspectiva, é importante refletirmos sobre como os educadores tem mediado o momento da leitura com vistas a estimular o gosto pela leitura, sendo que, muitas vezes, enquanto mediadores, não oportunizam momentos significativos de leitura, dando-lhes pouca importância, fazem deste momento ímpar, um espaço para improvisação, que ao invés de incentivar a leitura, desmotiva o aluno. Com base nessas reflexões, destacamos quão desafiador é formar leitores mediante uma realidade na qual, os professores não são leitores, e que assim sendo, não estimulam a leitura como fonte de prazer, como estratégia para a formação de leitores, pois são educadores que não sentem prazer em ler, e acabam transmitindo aos seus alunos apenas o hábito da leitura, por isso, se faz necessário reconstruirmos as práticas de leitura na sala de aula, para que assim, possamos despertar em nossos alunos o desejo por aventurar-se no mundo da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3314_07092018121233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ ANDRADE DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ANDRADE" "autor_email" => "beatrizandradesantos2@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47327 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1592 "inscrito_id" => 3314 "titulo" => "ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA DELEITE EM SALA DE AULA" "resumo" => "A formação de leitores é fundamental para a construção de uma aprendizagem de qualidade, tendo em vista, que ao ler, o indivíduo desenvolve habilidades cognitivas, facilitando o processo de aquisição do conhecimento nas diversas disciplinas escolares. Nesse sentido, objetivamos neste trabalho, discutir sobre a realização de práticas de leitura significativas para a formação de leitores com base nas experiências vivenciadas durante a regência do Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia. Para fundamentação deste trabalho, utilizamos como procedimento metodológico o levantamento de referenciais teóricos, que por sua vez, trazem discussões importantes acerca das estratégias de leitura e formação de leitores. Nessa perspectiva, é importante refletirmos sobre como os educadores tem mediado o momento da leitura com vistas a estimular o gosto pela leitura, sendo que, muitas vezes, enquanto mediadores, não oportunizam momentos significativos de leitura, dando-lhes pouca importância, fazem deste momento ímpar, um espaço para improvisação, que ao invés de incentivar a leitura, desmotiva o aluno. Com base nessas reflexões, destacamos quão desafiador é formar leitores mediante uma realidade na qual, os professores não são leitores, e que assim sendo, não estimulam a leitura como fonte de prazer, como estratégia para a formação de leitores, pois são educadores que não sentem prazer em ler, e acabam transmitindo aos seus alunos apenas o hábito da leitura, por isso, se faz necessário reconstruirmos as práticas de leitura na sala de aula, para que assim, possamos despertar em nossos alunos o desejo por aventurar-se no mundo da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3314_07092018121233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ ANDRADE DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ANDRADE" "autor_email" => "beatrizandradesantos2@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }