ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DO PROEJA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47345 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4025 "inscrito_id" => 9317 "titulo" => "ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DO PROEJA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO" "resumo" => "A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) garante o direito a educação de jovens e adultos destinadas àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudo no ensino fundamental ou médio na idade adequada. Em 2005, originário do Decreto nº. 5.478, foi criado o Programa de Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, o PROEJA, foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O regresso de jovens e adultos ao ensino médio é, sem dúvida, um dado muito positivo, porém, o PROEJA enfrenta um sério problema no que diz respeito à permanência dos estudantes na escola. Diante disto, o presente trabalho se propõe a estudar a evasão escolar dos alunos do PROEJA no Instituto Federal do Sertão Pernambucano- Campus Salgueiro. Para isto, incialmente foi feita uma pesquisa nos documentos institucionais do PROEJA, como Projeto Pedagógico do Curso, após, foi feita uma pesquisa no Sistema de Apoio à Gestão Educacional (SAGE). Analisando os dados, observou-se que mesmo que de forma discreta, observa-se uma melhora nos dados do ano de 2017, principalmente no número de inscritos e no número de evadidos no 1º semestre. Atribui-se este aumento a um trabalho mais intensivo realizado pela instituição, como uma divulgação com o público mais específico do PROEJA, a criação da coordenação do PROEJA, a realização de conselho de classe bimestral, entre outras ações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "PROEJA, EVASÃO ESCOLAR, ENSINO TÉCNICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID9317_17092018163835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MACÊDO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilamedeirosm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47345 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4025 "inscrito_id" => 9317 "titulo" => "ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DO PROEJA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO" "resumo" => "A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) garante o direito a educação de jovens e adultos destinadas àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudo no ensino fundamental ou médio na idade adequada. Em 2005, originário do Decreto nº. 5.478, foi criado o Programa de Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, o PROEJA, foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O regresso de jovens e adultos ao ensino médio é, sem dúvida, um dado muito positivo, porém, o PROEJA enfrenta um sério problema no que diz respeito à permanência dos estudantes na escola. Diante disto, o presente trabalho se propõe a estudar a evasão escolar dos alunos do PROEJA no Instituto Federal do Sertão Pernambucano- Campus Salgueiro. Para isto, incialmente foi feita uma pesquisa nos documentos institucionais do PROEJA, como Projeto Pedagógico do Curso, após, foi feita uma pesquisa no Sistema de Apoio à Gestão Educacional (SAGE). Analisando os dados, observou-se que mesmo que de forma discreta, observa-se uma melhora nos dados do ano de 2017, principalmente no número de inscritos e no número de evadidos no 1º semestre. Atribui-se este aumento a um trabalho mais intensivo realizado pela instituição, como uma divulgação com o público mais específico do PROEJA, a criação da coordenação do PROEJA, a realização de conselho de classe bimestral, entre outras ações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "PROEJA, EVASÃO ESCOLAR, ENSINO TÉCNICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID9317_17092018163835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MACÊDO MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilamedeirosm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }