FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR E ALUNO PARA O ESPÍRITO CRÍTICO REFLEXIVO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47422 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1220 "inscrito_id" => 5898 "titulo" => "FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR E ALUNO PARA O ESPÍRITO CRÍTICO REFLEXIVO" "resumo" => """ Como parte de tese de doutoramento, com abordagem qualitativa, o estudo considera dois cenários de Feiras de Ciências em Mato Grosso. Tem como objetivo principal compreender as Feiras de Ciências como espaços formativos do professor e aluno para o espírito crítico reflexivo. Analisou-se características de dois cenários de Feiras de Ciências, relacionando-as com referenciais teóricos voltados à educação científica; e verificou-se qual a percepção dos professores orientadores de trabalhos expostos nessas Feiras de Ciências sobre o potencial formativo crítico reflexivo para a sua atuação profissional docente. A produção de dados deu-se com questionário e roda de conversa temática, com professores orientadores de trabalhos expostos nesses eventos. Delimitou-se dois cenários de estudos, sendo uma Feira de Ciências de abrangência municipal e outra de abrangência territorial, em duas cidades do interior do estado de Mato Grosso. As exposições dos trabalhos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio ocorreram em espaços da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.\r\n \tA amostra é constituída por 27 professores da educação básica, orientadores de trabalhos expostos em uma dessas Feiras de Ciências, e que aceitaram voluntariamente participar desse estudo.\r\n A unidade de análise dos cenários das Feiras de Ciências enquanto espaços formativos centra-se em três aspectos:\r\n a)\tA formação continuada e o desenvolvimento de atividades investigativas\r\n b)\tA Feira de Ciências para uma formação crítica reflexiva\r\n c)\tAs Feiras Científicas na formação docente e científica do professor\r\n Como se trata de um trabalho em construção, neste resumo será contemplado alguns argumentos voltados á formação crítica reflexiva do professor e do aluno.\r\n As informações obtidas a partir das rodas de conversa temática e do questionário foram inicialmente organizadas e analisadas separadamente. Traz-se aqui uma análise mais abrangente e conjunta dos dois instrumentos de coleta de dados.\r\n Segundo 20 professores da amostra, o confronto com outras ou novas abordagens sobre um assunto possibilita que o professor as relacione com sua forma de trabalhar esse mesmo conteúdo. Na interação entre o acesso ao exposto e o que conhece tem-se um momento de experiência que favorece à construção de um maior domínio sobre o assunto.\r\n As lacunas na formação inicial e a história da formação continuada no Brasil ficam evidenciadas nas justificativas dadas pelos professores. Eles [professores] foram formados com ênfase nos conteúdos de referência, acríticos e com a função de serem transmissores de um saber acabado. E, no momento atual, é-lhes solicitado uma prática educativa que os remeta a constantes reflexões e críticas sobre o seu fazer pedagógico. \r\n Reconhecem a importância e necessidade de receberem formações que uma prática educativa voltada à educação científica .Concordam com a afirmação de que a as Feiras de Ciências contribuem para o desenvolvimento da criticidade, característica exigida num pesquisador.\r\n Nesse estágio da pesquisa, infere-se que os professores da amostra identificaram elementos da educação científica, nos eventos analisados. Reconhecem também que há lacunas na formação inicial e continuada de professores para uma prática educativa problematizadora e dialógica, frente à ciência e tecnologia. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, ESPAÇOS FORMATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID5898_03092018001201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARFA MAGALI ROEHRS" "autor_nome_curto" => "MARFA" "autor_email" => "marfali_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47422 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1220 "inscrito_id" => 5898 "titulo" => "FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR E ALUNO PARA O ESPÍRITO CRÍTICO REFLEXIVO" "resumo" => """ Como parte de tese de doutoramento, com abordagem qualitativa, o estudo considera dois cenários de Feiras de Ciências em Mato Grosso. Tem como objetivo principal compreender as Feiras de Ciências como espaços formativos do professor e aluno para o espírito crítico reflexivo. Analisou-se características de dois cenários de Feiras de Ciências, relacionando-as com referenciais teóricos voltados à educação científica; e verificou-se qual a percepção dos professores orientadores de trabalhos expostos nessas Feiras de Ciências sobre o potencial formativo crítico reflexivo para a sua atuação profissional docente. A produção de dados deu-se com questionário e roda de conversa temática, com professores orientadores de trabalhos expostos nesses eventos. Delimitou-se dois cenários de estudos, sendo uma Feira de Ciências de abrangência municipal e outra de abrangência territorial, em duas cidades do interior do estado de Mato Grosso. As exposições dos trabalhos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio ocorreram em espaços da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.\r\n \tA amostra é constituída por 27 professores da educação básica, orientadores de trabalhos expostos em uma dessas Feiras de Ciências, e que aceitaram voluntariamente participar desse estudo.\r\n A unidade de análise dos cenários das Feiras de Ciências enquanto espaços formativos centra-se em três aspectos:\r\n a)\tA formação continuada e o desenvolvimento de atividades investigativas\r\n b)\tA Feira de Ciências para uma formação crítica reflexiva\r\n c)\tAs Feiras Científicas na formação docente e científica do professor\r\n Como se trata de um trabalho em construção, neste resumo será contemplado alguns argumentos voltados á formação crítica reflexiva do professor e do aluno.\r\n As informações obtidas a partir das rodas de conversa temática e do questionário foram inicialmente organizadas e analisadas separadamente. Traz-se aqui uma análise mais abrangente e conjunta dos dois instrumentos de coleta de dados.\r\n Segundo 20 professores da amostra, o confronto com outras ou novas abordagens sobre um assunto possibilita que o professor as relacione com sua forma de trabalhar esse mesmo conteúdo. Na interação entre o acesso ao exposto e o que conhece tem-se um momento de experiência que favorece à construção de um maior domínio sobre o assunto.\r\n As lacunas na formação inicial e a história da formação continuada no Brasil ficam evidenciadas nas justificativas dadas pelos professores. Eles [professores] foram formados com ênfase nos conteúdos de referência, acríticos e com a função de serem transmissores de um saber acabado. E, no momento atual, é-lhes solicitado uma prática educativa que os remeta a constantes reflexões e críticas sobre o seu fazer pedagógico. \r\n Reconhecem a importância e necessidade de receberem formações que uma prática educativa voltada à educação científica .Concordam com a afirmação de que a as Feiras de Ciências contribuem para o desenvolvimento da criticidade, característica exigida num pesquisador.\r\n Nesse estágio da pesquisa, infere-se que os professores da amostra identificaram elementos da educação científica, nos eventos analisados. Reconhecem também que há lacunas na formação inicial e continuada de professores para uma prática educativa problematizadora e dialógica, frente à ciência e tecnologia. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, ESPAÇOS FORMATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID5898_03092018001201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARFA MAGALI ROEHRS" "autor_nome_curto" => "MARFA" "autor_email" => "marfali_@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }