RODRIGUES, Aline et al.. Formação continuada e os discursos dos professores. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47450>. Acesso em: 22/11/2024 01:57
Esta escrita é parte de um artigo já publicado, oriundo de discursos evidenciados durante algumas formações continuadas com docentes de duas escolas públicas localizadas na região sul do país. Buscamos, com um estudo de cunho qualitativo, problematizar aspectos relativos às enunciações de um grupo de professores acerca de assuntos emergentes na educação, como Avaliação e Projeto Político-Pedagógico. Fizemos uso, para coleta de dados, de uma pergunta e do diário de campo das pesquisadoras. Buscamos a sustentação teórica da investigação em algumas ferramentas foucaultianas, como enunciação e discurso. Como resultados, inferimos que as enunciações dos professores nas duas escolas investigadas configuram-se em torno de expressões que atravessam gerações de professores, os clichês da educação, e que ainda há muito no que investir considerando a formação continuada dos professores, como princípio e espaço de potência para a criação no ensino.