OTERO, Mara Teresa Vargas et al.. Formação e profissionalização docente. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47484>. Acesso em: 22/11/2024 07:17
O processo de formação e constituição da identidade profissional de um educador é de desenvolvimento contínuo, frente aos desafios de cada momento histórico. A formação plena de um docente, encadeando assim a formação política da profissão, confronta-se com os indicadores educacionais negativos e com as políticas púbicas de valorização da Educação. Nesse cenário, apenas a formação acadêmica não garante um profissional competente para atender às novas demandas da sociedade contemporânea, onde novos valores são atribuídos aos indivíduos. Para o exercício profissional, pressupõe-se uma formação específica, atrelada ao conhecimento advindo da prática e a constate atualização em serviço, ou seja, formação continuada, imbuída de um espírito investigativo e de pesquisa, o fazer “ciência”, formação essa pensada, planejada e voltada para a prática da sala de aula. Refletir sobre a formação e profissionalização docente, bem como as propostas dos sistemas de ensino para a formação, programas e planos do governo federal e das leis que regem a educação, as quais direcionam para o avanço da qualidade, alimenta a certeza de que não haverá qualidade na educação sem que haja uma sólida formação inicial e contínua desses profissionais.