FORMAÇÃO PARA CIDADANIA A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E DE TECNOLOGIAS EM UM CURSO TÉCNICO DO ENSINO MÉDIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47494 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4009 "inscrito_id" => 2604 "titulo" => "FORMAÇÃO PARA CIDADANIA A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E DE TECNOLOGIAS EM UM CURSO TÉCNICO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma discussão sobre Formação para cidadania a partir do ensino de Química e de Tecnologias em um Curso Técnico do Ensino Médio. O referencial adotado reúne autores relacionados à Educação Cidadã, como Freire (1996), à abordagem CTSA (Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente) e Ensino em Química, como Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Chassot (2014), respectivamente, além de Educação e Tecnologia, como Selwyn (2011). Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com análise documental e aplicação de questionários. Participaram da investigação quatorze professores, entre mestres e doutores de um Curso Técnico em Química de uma instituição referência no Rio de Janeiro. Especificamente, o objetivo deste trabalho foi analisar a fala desses professores sobre a formação para cidadania, considerando a disponibilidade de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na instituição. A totalidade da análise sugere que a maioria dos professores associa cidadania a direitos e deveres, de modo geral, ou a questões específicas, como relações interpessoais. Talvez, por esta razão, apenas uma minoria expresse que o Ensino de Química poderia contribuir com a formação para cidadania por meio de um ensino contextualizado e problematizador, visando participação ativa em sociedade. Por fim, as Tecnologias seriam pouco discutidas enquanto temática pertinente à formação para cidadania, mas os professores as utilizam bastante enquanto recursos digitais em suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "QUÍMICA, FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, TECNOLOGIA, CTSA, CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2604_17092018162148.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA RENICE GALVÃO WAGNER" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catarina.renice@gmail.com" "autor_ies" => "UNESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47494 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4009 "inscrito_id" => 2604 "titulo" => "FORMAÇÃO PARA CIDADANIA A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E DE TECNOLOGIAS EM UM CURSO TÉCNICO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma discussão sobre Formação para cidadania a partir do ensino de Química e de Tecnologias em um Curso Técnico do Ensino Médio. O referencial adotado reúne autores relacionados à Educação Cidadã, como Freire (1996), à abordagem CTSA (Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente) e Ensino em Química, como Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Chassot (2014), respectivamente, além de Educação e Tecnologia, como Selwyn (2011). Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com análise documental e aplicação de questionários. Participaram da investigação quatorze professores, entre mestres e doutores de um Curso Técnico em Química de uma instituição referência no Rio de Janeiro. Especificamente, o objetivo deste trabalho foi analisar a fala desses professores sobre a formação para cidadania, considerando a disponibilidade de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na instituição. A totalidade da análise sugere que a maioria dos professores associa cidadania a direitos e deveres, de modo geral, ou a questões específicas, como relações interpessoais. Talvez, por esta razão, apenas uma minoria expresse que o Ensino de Química poderia contribuir com a formação para cidadania por meio de um ensino contextualizado e problematizador, visando participação ativa em sociedade. Por fim, as Tecnologias seriam pouco discutidas enquanto temática pertinente à formação para cidadania, mas os professores as utilizam bastante enquanto recursos digitais em suas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "QUÍMICA, FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, TECNOLOGIA, CTSA, CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID2604_17092018162148.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA RENICE GALVÃO WAGNER" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catarina.renice@gmail.com" "autor_ies" => "UNESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }