FORMANDO EDUCANDOS AUTÔNOMOS E SOLIDÁRIOS A PARTIR DA LIDERANÇA DE TURMAS NAS ESCOLAS DE IGARASSU: UM DIÁLOGO ENTRE O HUMANISMO DE CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA DE FREIRE
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Dessa maneira iniciou-se um processo pedagógico de construção das identidades individuais e coletivas, que buscou dentre outros aspectos uma vivência real e humanizante de práticas sociais. Foi desencadeado um movimento estudantil que fomentou um espírito libertário nos educandos, onde desenvolveram sua reflexão/ação sobre o seu papel na comunidade escolar e na sociedade de maneira geral. Foram realizadas eleições para líderes de turma. Após eleitos os líderes participavam de reuniões periódicas com a gestão da escola, onde o diálogo representava a maior ferramenta de mudanças para o bem coletivo. Eles traziam ideias e solicitações da massa de alunos e representavam-lhes de maneira fidedigna. Os educandos passaram a se sentir responsáveis pelo desenvolvimento da escola e da comunidade. Respeitavam cada um dentro de suas especificidades, compreendiam que o individual faziam parte de um todo. Tais mudanças de atitudes trouxeram benefícios para a escola, para o convívio, sobretudo ,para a comunidade de alunos. No ano posterior, tal ideia foi replicada para as demais escolas do ensino fundamental- anos finais do mesmo município. E se respaldou na temática abordada no ano letivo (Igarassu:Aprendendo a Empreender a Partir da Educação). Buscou-se empreender em uma perspectiva humana e solidária, desencadeando projetos como: Empreendendo Solidariedade, Empreendendo a Excelência dos Valores Humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. 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