GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE: APRESENTANDO OS DESAFIOS DESTA RELAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47546 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2096 "inscrito_id" => 9872 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE: APRESENTANDO OS DESAFIOS DESTA RELAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA." "resumo" => "RESUMO: O presente artigo analisa as questões inseridas na temática da função da gestão escolar em suas diferentes dimensões, como a formação docente e continuada, juntamente com as problemáticas apresentadas pela prática pedagógica em si. Visto que, engloba-se na gestão escolar, o desenvolvimento de atividades cujo intuito é o de propiciar meios para atingir finalidades administrativas e formativas, pontuamos em nossa problemática, as ênfases inseridas no desenvolvimento da formação continuada e as percepções que os (as) educadores (as) obtêm sobre o assunto, percepções estas abordadas nos escritos que nos subsidiamos. Neste escrito, destacamos o caráter democrático da gestão, envolvendo diferentes sujeitos que contribuem para com a escola mediante ao diálogo promovido com base em suas perspectivas diferenciadas, evidenciando assim a colaboração de pais, alunos, professores e funcionários no funcionamento do gerenciamento escolar. Abordando as articulações entre a formação docente e a gestão escolar, nos utilizamos para o embasamento teórico da discussão dos textos de Libâneo (2004), Placco e Silva (2001), Veiga (1989), Martins (1991), entre outros, para subsidiar as ideias apresentadas. Partindo dos estudos teóricos e epistemológicos, a metodologia utilizada esteve pautada na abordagem qualitativa, mantendo um caráter subjetivo da análise do objeto e tendo como referência a pesquisa bibliográfica. Em conclusão, os resultados das discussões apontam que a prática pedagógica é indispensável, uma vez que vinculada ao aprimoramento da formação docente possibilita o debate com caráter reflexivo, o qual representa uma dimensão satisfatória para o processo emancipatório dos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9872_09092018195052.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carolsssantos96@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47546 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2096 "inscrito_id" => 9872 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE: APRESENTANDO OS DESAFIOS DESTA RELAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA." "resumo" => "RESUMO: O presente artigo analisa as questões inseridas na temática da função da gestão escolar em suas diferentes dimensões, como a formação docente e continuada, juntamente com as problemáticas apresentadas pela prática pedagógica em si. Visto que, engloba-se na gestão escolar, o desenvolvimento de atividades cujo intuito é o de propiciar meios para atingir finalidades administrativas e formativas, pontuamos em nossa problemática, as ênfases inseridas no desenvolvimento da formação continuada e as percepções que os (as) educadores (as) obtêm sobre o assunto, percepções estas abordadas nos escritos que nos subsidiamos. Neste escrito, destacamos o caráter democrático da gestão, envolvendo diferentes sujeitos que contribuem para com a escola mediante ao diálogo promovido com base em suas perspectivas diferenciadas, evidenciando assim a colaboração de pais, alunos, professores e funcionários no funcionamento do gerenciamento escolar. Abordando as articulações entre a formação docente e a gestão escolar, nos utilizamos para o embasamento teórico da discussão dos textos de Libâneo (2004), Placco e Silva (2001), Veiga (1989), Martins (1991), entre outros, para subsidiar as ideias apresentadas. Partindo dos estudos teóricos e epistemológicos, a metodologia utilizada esteve pautada na abordagem qualitativa, mantendo um caráter subjetivo da análise do objeto e tendo como referência a pesquisa bibliográfica. Em conclusão, os resultados das discussões apontam que a prática pedagógica é indispensável, uma vez que vinculada ao aprimoramento da formação docente possibilita o debate com caráter reflexivo, o qual representa uma dimensão satisfatória para o processo emancipatório dos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9872_09092018195052.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA" "autor_email" => "carolsssantos96@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }