IMAGEM ESCOLAR: A POPULAÇÃO NEGRA E O MODELO
EDUCACIONAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47593 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 4386 "titulo" => """ IMAGEM ESCOLAR: A POPULAÇÃO NEGRA E O MODELO\r\n EDUCACIONAL """ "resumo" => "O presente trabalho pretende abordar a contextualização de uma imagem fotografada em um ambiente escolar perpassando desde a democracia racial até os modelos escolares e a inserção da população negra neste espaço a fim de prover reflexões para novas possibilidades pedagógicas como o uso do Rap para o desenvolvimento global das aptidões dos estudantes. Pensado em quatro tópicos o artigo, caminharemos para os seguintes temas: (1) do suplício a democracia racial; (2) Uma imagem escolar: múltiplas subjetividades; (3) O modelo escolar e a população negra; (4) Educação e poder: algumas reflexões para novas possibilidades pedagógicas. Leis como 10.639/2003 e 11.645/2008 foram implementadas a fim de promover o combate contra o racismo. Tais ações nos levam a crer que militantes do movimento negro tiveram suas causas reconhecidas (?), portanto, validadas dentro de um país racista. A valorização do saber de um grupo étnico-racial ou social que é tratado pela sua episteme como primitiva, inferior, mitológica e de senso comum se torna vital para a sobrevivência do mesmo. O Hip-hop e o Rap, por exemplo, pode auxiliar nos projetos pedagógicos das escolas a fim de promover a diversidade étnico-racial e social, na construção do valor étnico e cívico, e no fortalecimento do senso de pertencimento e coletividade na comunidade. Através de tais estudos pretende-se colaborar para produção de saber na área das questões étnico-raciais, assim auxiliando na luta antirracista na área da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "PARADIGMA DA DEMOCRACIA RACIAL, MODELO ESCOLAR, POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E PODER, EDUCAÇÃO E PODER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID4386_17082018200325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS BORGES DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "Cunhajp2013@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47593 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 4386 "titulo" => """ IMAGEM ESCOLAR: A POPULAÇÃO NEGRA E O MODELO\r\n EDUCACIONAL """ "resumo" => "O presente trabalho pretende abordar a contextualização de uma imagem fotografada em um ambiente escolar perpassando desde a democracia racial até os modelos escolares e a inserção da população negra neste espaço a fim de prover reflexões para novas possibilidades pedagógicas como o uso do Rap para o desenvolvimento global das aptidões dos estudantes. Pensado em quatro tópicos o artigo, caminharemos para os seguintes temas: (1) do suplício a democracia racial; (2) Uma imagem escolar: múltiplas subjetividades; (3) O modelo escolar e a população negra; (4) Educação e poder: algumas reflexões para novas possibilidades pedagógicas. Leis como 10.639/2003 e 11.645/2008 foram implementadas a fim de promover o combate contra o racismo. Tais ações nos levam a crer que militantes do movimento negro tiveram suas causas reconhecidas (?), portanto, validadas dentro de um país racista. A valorização do saber de um grupo étnico-racial ou social que é tratado pela sua episteme como primitiva, inferior, mitológica e de senso comum se torna vital para a sobrevivência do mesmo. O Hip-hop e o Rap, por exemplo, pode auxiliar nos projetos pedagógicos das escolas a fim de promover a diversidade étnico-racial e social, na construção do valor étnico e cívico, e no fortalecimento do senso de pertencimento e coletividade na comunidade. Através de tais estudos pretende-se colaborar para produção de saber na área das questões étnico-raciais, assim auxiliando na luta antirracista na área da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "PARADIGMA DA DEMOCRACIA RACIAL, MODELO ESCOLAR, POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E PODER, EDUCAÇÃO E PODER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID4386_17082018200325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS BORGES DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "Cunhajp2013@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }