INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47635 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4254 "inscrito_id" => 4948 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS" "resumo" => "O processo de inclusão do estudante com deficiência ainda consiste em um grande desafio para o educador que não se vê preparado para desenvolver metodologias e estratégia que envolvam este aluno e possibilite a aquisição de novas habilidades por parte deste. Dessa maneira, é de extrema importância avaliar quais são esses desafios para então, alcançar instrumentos de inclusão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compreender o olhar do professor sobre a inclusão, analisando quais os desafios e barreiras que se aplicam nesse processo. Para alcançar tal objetivo, foram levantadas questões referentes as deficiências atendidas, bem como o desenrolar das atividades docente para os alunos que apresentam as Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sendo aplicado um questionário com professores de uma escola estadual do RN. A partir do instrumento aplicado, foi verificado que todos os professores se consideram despreparados para atender o aluno com deficiência e consideram ser necessário a realização de capacitação e treinamento com os docentes, além de redefinir a quantidade de alunos por sala e melhorar a estrutura física da escola para que o estudante se sinta parte da escola e o professor encontre meios para inseri-lo efetivamente no processo educacional. Assim, este trabalho considerou a visão do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência, tornando-se ainda, um instrumento para futuras intervenções e orientações para consolidar e facilitar a atuação do professor junto ao público-alvo da educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL, INCLUSÃO, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID4948_17092018202050.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DANIELE FERNANDES BEZERRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA BEZERRA" "autor_email" => "prisciladani@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47635 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4254 "inscrito_id" => 4948 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS" "resumo" => "O processo de inclusão do estudante com deficiência ainda consiste em um grande desafio para o educador que não se vê preparado para desenvolver metodologias e estratégia que envolvam este aluno e possibilite a aquisição de novas habilidades por parte deste. Dessa maneira, é de extrema importância avaliar quais são esses desafios para então, alcançar instrumentos de inclusão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compreender o olhar do professor sobre a inclusão, analisando quais os desafios e barreiras que se aplicam nesse processo. Para alcançar tal objetivo, foram levantadas questões referentes as deficiências atendidas, bem como o desenrolar das atividades docente para os alunos que apresentam as Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sendo aplicado um questionário com professores de uma escola estadual do RN. A partir do instrumento aplicado, foi verificado que todos os professores se consideram despreparados para atender o aluno com deficiência e consideram ser necessário a realização de capacitação e treinamento com os docentes, além de redefinir a quantidade de alunos por sala e melhorar a estrutura física da escola para que o estudante se sinta parte da escola e o professor encontre meios para inseri-lo efetivamente no processo educacional. Assim, este trabalho considerou a visão do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência, tornando-se ainda, um instrumento para futuras intervenções e orientações para consolidar e facilitar a atuação do professor junto ao público-alvo da educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL, INCLUSÃO, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID4948_17092018202050.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DANIELE FERNANDES BEZERRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA BEZERRA" "autor_email" => "prisciladani@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }