ALVES, Gisele Corrêa. Integrando os turnos no tempo integral.. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47664>. Acesso em: 22/11/2024 07:52
A educação em tempo integral contempla os desafios contemporâneos para que os professores tenham amplo conhecimento pedagógico da proposta prevista no Plano Nacional de Educação, trazendo grandes expectativas para a prática do ensino nas escolas de tempo integral, atendendo todos os níveis de escolaridades; proporcionando uma educação de qualidade a toda comunidade. O tempo educacional se expande para contemplar as novas dimensões e oportunidades educacionais incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas de tempo integral. A proposta da ação pedagógica: “O professor de meio tempo e o aluno do tempo inteiro”; visa integrar alunos, professores, educadores e comunidade, agregando valores num processo contínuo de aprendizado; mediante as transformações tecnológicas, emocionais, físicas, estruturais e organizacionais para a formação de um ser humanizado, ético, autônomo, reflexivo; capacitado para os novos desafios do cotidiano escolar numa perspectiva de formação contínua. As práticas metodológicas aplicadas em sala de aula é um processo contínuo e eficaz, quando na intencionalidade do ato de promovê-la perpassa pelo tempo e pelo espaço na ampliação dos conhecimentos; transcendendo saberes para novos pressupostos educacionais. Palavras-chave: Educação Integral; Tempo Integral; Ação Pedagógica.