INTERVENÇÕES SOBRE A LÍNGUA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS ALGUNS APONTAMENTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47681 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 7119 "titulo" => "INTERVENÇÕES SOBRE A LÍNGUA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS ALGUNS APONTAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho se constitui em um recorte da tese desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na UFF na linha História, Política e Contato linguístico. O crescente aumento de pesquisa sobre políticas públicas para minorias e diversidade, em particular as que propõe resgatar e garantir direitos à população historicamente excluída, se apresenta como fruto das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais das últimas décadas e a análise dessa produção lança luz sobre a efetividade das políticas no que se refere à alteração das dinâmicas e da representação social desses sujeitos. Ao refletirmos sobre as diferentes formas de intervenção humana sobre as línguas, buscamos evidenciar as consequências dessas ações nas relações sociais, de modo a tornar possível não apenas lançar luz sobre a ausência de neutralidade no que se refere à condição em que se encontra as línguas e seus usuários, mas sobremaneira auxiliar na produção de novos paradigmas bem como na construção de diferentes representações tanto sobre a língua quanto sobre seus usuários, pensando de forma mais específica as línguas em condição minorizada e seus usuários. Ampliar o olhar para as questões em torno dos diferentes aspectos de natureza política, social, educacional, econômica e cultural é fundamental para definir o lugar e a condição sobre as quais a língua e seus usuários se encontram. As decisões políticas em torno da escolha da língua, são assim fundamentais para o estabelecimento, e consequentemente a alteração, das condições tanto da língua quanto de seus falantes, de modo que mesmo a ausência de políticas para a LS se constitui numa ação de intervenção sobre ela. Entre nossas referências destacam-se os trabalhos de Cooper (1997), Calvet (2007) e Guespin & Marcellesi (1986)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "POLÍTICA LINGUÍSTICA, LÍNGUA DE SINAIS, LÍNGUA MINORITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID7119_27082018224811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELA CABRAL DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "STELA CABRAL" "autor_email" => "stelacabral@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47681 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 7119 "titulo" => "INTERVENÇÕES SOBRE A LÍNGUA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS ALGUNS APONTAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho se constitui em um recorte da tese desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na UFF na linha História, Política e Contato linguístico. O crescente aumento de pesquisa sobre políticas públicas para minorias e diversidade, em particular as que propõe resgatar e garantir direitos à população historicamente excluída, se apresenta como fruto das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais das últimas décadas e a análise dessa produção lança luz sobre a efetividade das políticas no que se refere à alteração das dinâmicas e da representação social desses sujeitos. Ao refletirmos sobre as diferentes formas de intervenção humana sobre as línguas, buscamos evidenciar as consequências dessas ações nas relações sociais, de modo a tornar possível não apenas lançar luz sobre a ausência de neutralidade no que se refere à condição em que se encontra as línguas e seus usuários, mas sobremaneira auxiliar na produção de novos paradigmas bem como na construção de diferentes representações tanto sobre a língua quanto sobre seus usuários, pensando de forma mais específica as línguas em condição minorizada e seus usuários. Ampliar o olhar para as questões em torno dos diferentes aspectos de natureza política, social, educacional, econômica e cultural é fundamental para definir o lugar e a condição sobre as quais a língua e seus usuários se encontram. As decisões políticas em torno da escolha da língua, são assim fundamentais para o estabelecimento, e consequentemente a alteração, das condições tanto da língua quanto de seus falantes, de modo que mesmo a ausência de políticas para a LS se constitui numa ação de intervenção sobre ela. Entre nossas referências destacam-se os trabalhos de Cooper (1997), Calvet (2007) e Guespin & Marcellesi (1986)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "POLÍTICA LINGUÍSTICA, LÍNGUA DE SINAIS, LÍNGUA MINORITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID7119_27082018224811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELA CABRAL DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "STELA CABRAL" "autor_email" => "stelacabral@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }